Propostas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-20 07:47:14 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Plataforma para gestão de fichas técnicas de produtos

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Os passaportes digitais de produtos (DPP - digital product passports) são uma iniciativa recente da União Europeia, tendo como prioridade os setores dos têxteis, baterias e eletrónica (https://www.iapmei.pt/NOTICIAS/Transicao-ESG-Uniao-Europeia-quer-Passaporte-Dig.aspx). É possível que esta solução seja alargada a mais setores, incluindo muitas pequenas e médias empresas (PME) que constituem a maioria do tecido produtivo nacional. Um primeiro passo é a criação de fichas técnicas completas e configuráveis, que incluam informação comercial, de produção, legal, entre outras. Porém, muitas empresas mantêm ainda as fichas técnicas de produtos de forma semiestruturada (ex.: excel, word), dificultando a sua atualização e disponibilização aos clientes.
As fichas técnicas de produtos podem ser simples ou compostas pelos componentes do produto (ex.: produto e suas matérias-primas / subsidiárias, produtos derivados, misturas ou combinações de produtos), sendo críticas em setores como o alimentar (exemplo em https://comunicacao.sas.utad.pt/Media/Default/Alimentacao/Fichas-tecnicas/Carne/Coelho%20estufado%20-%2001.17.015.pdf) e requeridas em auditorias de certificação. Adicionalmente, parte da sua informação poderá requerer integração com outras bases de dados existentes na empresa (ex.: ERP).

Objetivo

O principal objetivo desta tese é o desenvolvimento de um MVP - minimum viable product que permita configurar, gerir e distribuir em formato de DPP as fichas técnicas de produtos, considerando:
• Estudar fichas técnicas de produtos e aplicações já existentes no mercado que permitam apoiar a sua criação (ex.: Software ERP, MES)
• Desenvolver um MVP que permita configurar diferentes tipos de fichas técnicas (ex.: árvore de associação de produtos, campos da ficha, etc.), gerir as fichas para setores designados (previsto testar a plataforma no setor alimentar e da metalomecânica) e disponibilizar os DPP associados com informação de sustentabilidade.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O primeiro semestre considera:
1) Estudo de fichas técnicas de produto existentes, regulamentos para a sua criação e plataformas já disponíveis no mercado
Início: Fevereiro de 2024
Duração: 2 meses
2) Análise de requisitos para fichas técnicas que permitam gerar DPPs
Início: Abril 2024
Duração: 2 meses
3) Especificação (e eventual início) de um primeiro protótipo exploratório de configuração das fichas
Start: Junho 2024
Duração: 1 mês


Resultados do 1º semestre:
• Revisão da literatura
• Arquitetura e requisitos
• Relatório intermédio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

As principais fases do 2º semestre são:

4) Desenvolvimento e implementação
Início: Julho de 2024
Duração: 4 meses
5) Avaliação com empresa(s) selecionada(s) e escrita do relatório
Início: Novembro de 2024
Duração: 2 meses
Resultados do 2º semestre:
•MVP de fichas técnicas de produtos com geração automática de DPPs
•Relatório final

Condições

O/A estudante será integrado/a no grupo de sistemas de informação do CISUC, tendo acesso aos equipamentos existentes e as recursos do centro de dados do DEI. Para desenvolvimento deste trabalho serão realizados contatos com empresas para avaliação do MVP com os seus produtos.

Orientador

João Barata
barata@dei.uc.pt 📩