Propostas sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-11 06:13:59 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

API Marketplace para indústria seguradora

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Deloitte/Híbrido

Enquadramento

Os desafios de inovação na indústria dos seguros crescem de dia para dia, sendo impreterível apostar cada vez mais na inovação tecnológica, passando pelas transformações tecnológicas do parque aplicacional, migrações de sistemas para a cloud e liberalização do acesso aos dados e serviços da organização.

Objetivo

Desta forma, e com foco na indústria seguradora, pretende-se analisar a viabilidade de implementação de um API Marketplace, em que seriam publicadas APIs que poderiam ser consumidas por diversos consumidores (nomeadamente parceiros) e, confirmando-se a sua viabilidade, proceder à respectiva implementação de um protótipo funcional.

Este tema acarreta desafios aos mais diferentes níveis, que requerem uma investigação e análise detalhadas para perceber como responder a estes requisitos (e.g. sistemas legacy muitas vezes não disponibilizam interfaces out-of-the-box para acesso à informação e transacionalidade; temas de segurança relevantes quando se está a ponderar algo on-premises vs. public cloud; temas de segurança entre infra-estruturas e aplicações internas e externas; modelo de engagement com os developers e que permitam acelerar o seu processo de onboarding).

Assim, o objetivo final deste trabalho passa por efetuar o desenho da arquitetura futura deste API Marketplace para a indústria seguradora, análise comparativa de potenciais soluções e alternativas existentes no mercado e a sua implementação, tendo em consideradação alguns dos seguintes tópicos:
- Identificação de eventuais referenciais de APIs para o sector segurador e definição de um catálogo de APIs (fase 1 e fase 2);
- Definição de use cases tanto na óptica dos potenciais parceiros, como dos clientes desses parceiros;
- Modelo de engagement com os developers que serão os utilizadores do Developer Portal subjacente ao API Marketplace;
- Technology stack para suporte aos requisitos, idealmente alavancado na solução de OpenData da Deloitte ou noutras plataformas (aliadas ou não da Deloitte).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Realização do estado da arte sobre API Marketplaces disponibilizados atualmente, tanto na indústria seguradora como não seguradora (1 mês)
2. Identificação de eventuais referenciais de APIs para o sector segurador e definição de um catálogo de APIs (1 mês)
3. Definição dos use cases técnicos e de negócio a serem suportados pelo API Marketplace, tanto na ótica de parceiros como de clientes (1 mês)
4. Definição do modelo de engagement com os developers que serão os utilizadores do Developer Portal subjacente ao API Marketplace (1 mês)
5. Identificação dos requisitos e políticas de segurança a aplicar, tanto no Marketplace como nas APIs disponibilizadas (1 mês)
6. Definição do stack tecnológico a usar e plano de atividades para a implementação do protótipo (1 mês)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1. Desenho técnico da solução, incluindo APIs a implementar, e processos detalhados a serem suportados pelo API Marketplace (1 mês)
2. Implementação do protótipo do API Marketplace e configuração dos processos identificados (4 meses)
3. Produção de um documento final que agrega os desenhos funcionais, técnicos e resultados da utilização do protótipo (1 mês)

Condições

O aluno deve estar confortável com as seguintes componentes:
- Análise, avaliação e utilização de tecnologias inovadoras no mundo corporativo;
- Disponibilização de APIs a consumidores externos com elevada exigência ao nível de segurança, monetização (tornando o modelo de negócio rentável), fiabilidade, disponibilidade e escalabilidade da solução.
- Interesse no conceito de Open Insurance com vista a transformar a indústria seguradora, tanto em Portugal, como no estrangeiro;

Observações

Bolsa de formação durante a realização do estágio

Orientador

Pedro Goldschmidt Oliveira
maricoelho@deloitte.pt 📩