Propostas atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-11 22:33:25 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

IA aplicada à gestão da mobilidade e transportes

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Rua Pedro Nunes, Incubadora do IPN - Edificio C

Enquadramento

A criação e utilização de modelos computacionais a partir de técnicas de Inteligência Artificial, e em particular para previsão, está a revolucionar várias áreas tecnológicas e da sociedade, entre as quais a gestão de mobilidade e dos transportes. A capacitação destas soluções com técnicas e modelos de BI permitem aos seus utilizadores passarem a dispor de conhecimento chave para otimizar processos, alocar recursos de forma mais inteligente e mesmo evitar perdas de desempenho e financeiras. No presente trabalho, pretende-se levar a cabo investigação aplicada com o objetivo de construir, validar e implementar modelos computacionais no contexto de uma solução de gestão de transportes. Tais modelos permitirão construir uma “camada” de previsão e alarmística da qual o utilizador final da solução beneficiará, ao ser alertado para corrigir atempadamente situações de potencial risco operacional ou financeiro para o negócio. O trabalho reveste-se de objetivos de investigação, mas também de engenharia.

Objetivo

Os objetivos do estágio centram-se na construção de técnicas e modelos para a produção de indicadores de previsão a partir de dados recolhidos no contexto de uma solução de gestão de mobilidade e transportes. Tais dados podem dizer por exemplo à execução de operações, localização de viaturas, produtividade e custos associados às operações de transporte, entre outras. Pretende-se ainda que o aluno trabalho na integração das técnicas e modelos na arquitetura que suporta o sistema de gestão de transportes.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

os objetivos do primeiro semestre são os seguintes:
1. Estudo do estado da arte de técnicas de machine learning adequadas à criação de modelos aplicáveis a aplicações de gestão de transportes e mobilidade.
2. Estudo da arquitetura da solução do produto e dos dados disponíveis em base de dados, com vista à sua seleção para tratamento e processamento.
3. Definição de requisitos para o desenvolvimento e validação de modelos.

4. Aplicação de técnicas de aprendizagem computacional para a produção de indicadores e alarmística (estudo preliminar).
5. Elaboração da documentação e relatório intermédio de estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o segundo semestre pretende-se que o estagiário continue o trabalho com o objetivo de criar modelos para a produção de indicadores e alarmes, com base nos dados disponíveis. Em particular, os objetivos para o segundo semestre são os seguintes:

1. Aplicação de técnicas de aprendizagem computacional para indicadores e alarmística.

2. Teste e avaliação do desempenho das soluções desenvolvidas com base nos requisitos definidos.

3. Teste e avaliação do desempenho das soluções desenvolvidas no contexto da arquitetura de suporte à solução de gestão de transportes.

4. Elaboração da documentação (em cada uma das fases) e relatório final de estágio.

Condições

O aluno poderá desenvolver o seu trabalho de forma remota e/ou nas instalações da Sentilant-Consultoria e Inovação Lda. (Instituto Pedro Nunes, Coimbra). Este estágio é remunerado.

Observações

Para qualquer dúvida ou esclarecimento por favor contacte estagios@sentilant.com (ou Tel: 239 704417).

Orientador

Diogo Costa
diogogc@sentilant.com 📩