Atribuidos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-05 18:26:50 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Software para análise de sinais ultrassónicos na caracterização de catarata ocular

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

DEEC

Enquadramento

- Descrição e Objetivos: A catarata ocular é uma opacificação do cristalino causada pela formação de agregados proteicos. Existem diversos sistemas de referência para classificação da catarata, sendo um dos mais utilizados o Lens Opacity Classification System III (LOCS III). Baseado neste sistema o tipo de catarata é classificado como cortical (C), nuclear (N) ou posterior sub-capsular (P), de acordo com a região do cristalino afetada pela catarata. Por sua vez, a evolução ou severidade da catarata é classificada pelo LOCS III em 6 níveis para catarata tipo N (N1-N6), e em 5 níveis para cataratas tipo C e P (C1-C5 e P1-P5).
Na prática clínica, a catarata é diagnosticada por observação com lâmpada de fenda acoplada a um microscópio. Porém, as cataratas são classificadas de forma qualitativa, não existindo um procedimento automático e/ou quantitativo para caracterização das mesmas.
Estudos pré-clínicos (em olhos de rato) têm demostrado que técnicas baseadas em ultrassons são promissoras na caracterização de catarata. Nestes estudos diversos parâmetros (nomeadamente velocidade de propagação das ondas ultrassônicas, atenuação, mudanças em frequência, etc.) foram extraídos a partir dos sinais de ultrassons propagados através de lentes oculares com catarata. Estes parâmetros permitiram classificar severidade de catarata com altas especificidade e sensibilidade.

Objetivo

No presente trabalho propõe-se o desenvolvimento de software para análise de sinais ultrassônicos obtidos de lentes humanas com e sem catarata, com o objetivo de extrair parâmetros representativos das cataratas, assim como a sua classificação.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1º) Pesquisa bibliográfica sobre os princípios básicos da propagação de ondas ultrassônicas, e sobre o estudo de cataratas por ultrassons em estudos pré-clínicos.

2º) Estudo de software desenvolvido em ensaios pré-clínicos.

3º) Desenvolvimento de software para extração de parâmetros acústicos a partir de sinais ultrassónicos obtidos de olhos humanos.

4º) Escrita de reporte parcial

Plano de Trabalhos - Semestre 2

5º) Desenvolvimento de software para classificação de cataratas a fim de identificar tipo e severidade das mesmas.

6º) Escrita do reporte final.

Condições

O equipamento a usar a sonda oftalmológica IMASONIC de 20MHz e o XScan, que recebe e envia sinais ultrassónicos de e para a sonda.

Observações

Poderão ser atribuídos 3 meses de bolsa no âmbito do projeto CATARACTUS financiado pela FCT.

Orientador

Fernando Manuel dos Santos Perdigão/Lorena Petrella
fp@deec.uc.pt 📩