Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-04 17:06:20 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

No Code Web Application for Flow Diagram Creation

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

Instituto Pedro Nunes, Coimbra

Enquadramento

O trabalho enquadra-se no contexto de um projeto de interesse especial de I&D com uma das principais empresas de telecomunicações em Portugal. A solução alvo é uma Communication Platform as a Service (CPaaS), para a qual se pretende desenvolver uma aplicação web que permita a criação de fluxos para tratamento, gestão e resposta a comunicações efetuadas através de múltiplos canais (ex: SMS, Voz, Whatsapp).

Objetivo

O presente estágio tem como objetivo a análise de diferentes tecnologias de desenvolvimento web front-end disponíveis que permitam a implementação de um interface gráfico altamente responsivo e configurável, num ambiente web, e seguindo um paradigma low-code / no code.
À semelhança de abordagens recentes disponíveis no mercado (1) , a aplicação deverá permitir ao utilizador, através de um sistema intuitivo de drag-and-drop, definir como um sistema deverá encaminhar e tratar uma comunicação efetuada por um cliente. O sistema prevê a configuração e ligação de blocos de interação automática, como por exemplo bots com reconhecimento de voz ou texto, menus, consultas a dados externos, assim como interações manuais, encaminhamento para operador, configuração de contacto posterior, entre outros.
O estagiário será responsável pelo planeamento, definição de requisitos e implementação da aplicação, tendo em consideração modularidade e expansão em termos de blocos disponíveis para integração nos diagramas de fluxo.
O estagiário será também responsável pela implementação da interação da aplicação com a API que irá servir a aplicação a nível de informação e funcionalidades.
(1) Exemplos includem Twilio ou MessageBird

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o 1º semestre, o projeto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F1 – Análise do estado da arte (25% do semestre) – Análise das tecnologias e de soluções existentes.
• F2 – Levantamento de requisitos (25% do semestre) – Análise de boas práticas a nível do desenvolvimento de interfaces humano-computador e levantamento de requisitos.
• F3 – Protótipo (50% do semestre) – desenvolvimento de protótipo da aplicação.

Nota: o relatório para defesa intermédia do estágio deverá ser escrito ao longo do semestre.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o 2º semestre, o projeto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F4 – Implementação (70% do semestre) – desenvolvimento da aplicação.
• F5 – Testes (20% do semestre) – Testes e validação da solução desenvolvida. Serão feitas as correções aos bugs que forem detetados.
• F6 – Integração e relatório de projeto (10% do semestre) – Revisão final da aplicação desenvolvida e integração em produção.

Nota: o relatório para defesa final do estágio deverá ser escrito ao longo do semestre.

Condições

Bolsa no valor de 400€ durante um período de 6 meses, mediante avaliação do estagiário a ocorrer no fim do primeiro semestre. O valor pode ser revisto em alta aquando da avaliação.
O trabalho será realizado no DEI e no Laboratório de Informática e Sistemas (LIS) do Instituto Pedro Nunes (IPN).

Orientador

Hugo Dinis Pereirinha da Silva Amaro
hamaro@ipn.pt 📩