Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-04 17:51:10 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Virtualização de Plataforma de Situational Awareness

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Engenharia de Software

Local do Estágio

Rua Dom João Castro n.12, 3030-384 Coimbra, Portugal

Enquadramento

A comunidade de proteção civil e resposta a catástrofes – do inglês Public Protection and Disasater Relief (PPDR) – tende a ficar para trás na adoção de novas tecnologias (atualmente ainda utiliza redes TETRA, pouco vídeo, pouca banda larga, pouca inteligência artificial, etc.). Do ponto de vista dos custos, este atraso na adoção de tecnologia mais generalizada (4G, 5G) leva a encargos mais elevados na instalação e na manutenção das redes para serviços de emergência. Como tal, surge um interesse crescente dos players no mercado para a adoção de novas tecnologias para redes com este intuito, nomeadamente a utilização das mais recentes redes 5G. No entanto, esta transição exige investimentos significativos que vão além da capacidade da maioria das entidades envolvidas, especialmente quando se trata de PMEs que pretendem vender as suas soluções inovadoras.
Neste sentido, no âmbito de um projeto de investigação Europeu no qual se encontra envolvida com outros parceiros da indústria, a OneSource está a desenvolver uma plataforma de Situational Awareness que possa vir a ser utilizada para PPDR e retire partido das tecnologias mais recentes e inovadoras. Esta plataforma irá suportar todo o tipo de sensores, vídeo e áudio em tempo real, bem como outras tecnologias mais desafiantes em termos de obstáculos a ultrapassar (VR/AR). O objetivo é que os dados sejam enviados através de uma rede 5G, processados e apresentados sob forma de informação relevante aos operadores no Centro de Comando e Controlo (CCC). Para que a plataforma possa ser validada nos mais variados cenários e integrada com as mais diversas tecnologias, a mesma recorrerá às melhores práticas de Service oriented Architecture (SoA) e de Development and Operations (DevOps), e será posteriormente avaliada num ecossistema de experimentação que permite o acesso aberto a recursos de redes 5G com toda a segurança que lhe é inerente. Neste estágio, o principal objetivo é explorar os conceitos de SoA e DevOps, aplicando o conhecimento adquirido à virtualização da plataforma de Situational Awareness. Igualmente, pretende-se o desenvolvimento das componentes necessárias para a integração da plataforma no ecossistema do projeto onde se enquadra, facilitando o acesso aos recursos tecnológicos necessários para a sua validação.

Objetivo

Os objetivos deste trabalho são:
1. Levantamento e estudo das melhores práticas de DevOps e SoA.
2. Especificação e implementação dos mecanismos necessários à virtualização de uma plataforma de Situational Awareness.
3. Integração da plataforma no ecossistema do projeto onde se enquadra.
4. Validação e análise de performance das soluções desenvolvidas.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1.1- Análise do estado da arte e dos requisitos do sistema.
T1.2- Design inicial da solução a desenvolver.
T1.3- Escrita do relatório intermédio.
A conclusão destas tarefas inclui a elaboração de documentação técnica.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T2.1- Especificação e testes de um protótipo do sistema a desenvolver.
T2.2- Implementação das restantes funcionalidades de acordo com o design e as especificações técnicas.
T2.3- Integração com outros serviços e validação do sistema nos cenários do projeto em que se enquadra.
T2.4- Elaboração de documentação, incluindo o relatório de estágio, documentos técnicos e manuais de utilização.

Condições

O estagiário terá todas as condições para realizar as tarefas previstas, sendo integrado nas equipas de investigação e desenvolvimento no âmbito do projeto 5G-EPICENTRE.

Observações

Os trabalhos previstos neste estágio estão enquadrados na participação que a OneSource tem no projeto H2020 5G-EPICENTRE.

Orientador

Regina Teresa Nogueira Tenreiro
regina.tenreiro@onesource.pt 📩