Proposta submetida

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 10:03:15 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

2020_N15 Assurance Analytics and Social Media

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

IDI - Áreas Chave:Digital Servives & Plataforms.
Saber como os clientes experienciam os serviços do operador controlando de forma precisa “como”, “quando” e “onde” são utilizados os serviços é um desafio para os atuais sistemas de gestão, introduzindo novos paradigmas de monitoração da atividade dos clientes com a rede/operador. Tipicamente os sistemas de suporte às operações controlam as atividades dos utilizadores a partir dos sistemas de rede ou plataformas de serviço e dessa forma conseguem percecionar a qualidade de experiência (QoE) dos seus clientes. Porém existe um mundo externo que pode ser integrado e que com recurso a redes socias e cloud pode potenciar os processos de service assurance, despiste de problemas, deteção de padrões e análise comportamental. Esta informação é igualmente relevante para suporte de processos associados ao Customer Experience Management (CEM).

Objetivo

Com este projeto pretende-se dotar o módulo Assurance ONE de capacidades de integração com redes sociais e definição de use cases relevantes para a garantia da qualidade de serviço, despiste de problemas, deteção de comportamentos ou processos de Customer Experience Management. Pretende-se desenvolver um modelo de analytics capaz de responder a um conjunto de use cases que enriqueçam as análises atuais do domínio de Assurance quer numa componente de proatividade, para antecipação de problemas associados a congestão/ocupação de rede, degradação de serviço, etc, quer para
uma componente de validação, necessária para reforçar/avaliar o impacto de alterações operacionais nas redes/serviços de um CSP.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Estado do produto e estado da arte:
• Análise e seleção de fontes de informação do tipo social media, relevantes para use cases assurance
• Exploração e correlação de dados provenientes do social media com dados da rede do operador
• Relatório Intercalar

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 2 - Implementação das soluções propostas:
• Selecção de tecnologias de BD analitica
• Implementação de modelo analytics
• Implementação de modulo protótipo para demonstrar o conceito e probelmática associada à apresentação da informação de assurance.
• Integração de dados em modulo Assurance ONE
• Validação dos resultados
• Relatório Final

Condições

Integração de uma Bolsa de Investigação - Programa GENIUS /Inova-Ria - durante a realização do projeto de Dissertação - Integração numa equipa de I&D da Empresa Altice Labs .
Os alunos interessados deverão enviar para genius@inova-ria.pt ao cc Dra Regina Maia Sacchetti (963618710).
• Curriculum Vitae;
• Disciplinas realizadas até ao momento com médias ; simples documento eletrónico, que poderá obter no portal académico .

Processo de Seleção: Entrevista Inova-Ria - PROGRAMA GENIUS na qual fará parte o Orientador do projeto de forma a eslarecer a temática envolvida.
Tipologia de Bolsa: Bolsa de Investigação com o valor da Bolsa de 798€

• média prevista de 13,5 - 14 valores (média linear entre licenciatura e mestrado);
• Indicação de áreas de interesse.
Tipologia da Bolsa: Bolsa de Investigação.
Valor a Bolsa 798€ liquidos

Observações

Aspetos inovadores:Analytics • Assurance • Social Media • Operations & Support Systems • Service Assurance.

Ferramentas a utilizar:Social Media plugins/adapters; Java; Scala; Angular JS; Framework Play; Apache Zeppelin;

Referências bibliográficas: https://zeppelin.apache.org/

Orientador

Luis Cortesão
PCarv@alticelabs.com 📩