Propostas sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-25 18:26:45 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Aferição de Atividade Diária através de Mecanismos Inteligentes de Localização Indoor

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Ladeira da Paula, nº6 – Murteira, 3040-574 Antanhol – Coimbra

Enquadramento

O mundo tem vindo a assistir a uma mudança demográfica significativa que se traduzirá em 2050 num número de idosos superior ao da população jovem. Com o envelhecimento populacional dá-se o aumento da incidência das doenças crónicas e incapacidades, com implicações significativas a nível social, económico e cultural. Dentro das doenças crónicas, estima-se que em todo o mundo 50 milhões de pessoas vivam com demência. As demências representam uma das maiores causas de dependência e morbilidade entre os idosos, provocando alterações ao nível do comportamento, memória e na capacidade de realizarem as tarefas do dia-a-dia. A prestação de cuidados a idosos com demência apresenta especificidades relacionadas com a manifestação da doença, sendo uma das maiores preocupações a manutenção da segurança da pessoa com demência dada a tendência para o vagueamento. O vagueamento pode tomar diferentes formas: caminhar de forma repetitiva em torno de uma determinada área, de forma aleatória sem uma rota definida ou repetição, deslocamento de um local para outro (geralmente para locais que fizeram parte da vida passada) ou então a fuga. Numa fuga a pessoa detentora de demência pode perder a noção espacial, não conseguindo restituir a rota de volta ao ponto de partida, resultando numa situação perigosa, pondo em causa a sua segurança.
A Intellicare possui o produto OneCare Safe promove um estilo de vida ativo e saudável, dotando do idoso de ferramentas que permitem que possa manter as suas rotinas e tarefas diárias, sabendo que caso exista alguma ocorrência seja uma queda ou uma outra situação que resulte um pedido de auxílio, o seu cuidador/instituição de cuidados será imediatamente notificado. O acompanhamento do idoso é realizado sobretudo no ambiente exterior com os cuidadores e Instituições mesmo à distância a estarem em contacto permanente com o idoso com recurso a uma plataforma web, Portal OneCare, ou Aplicação móvel para cuidadores, onde toda a informação do idoso fica disponível.
Sendo o OneCare Safe uma solução que permite uma eficaz monitorização outdoor, é intenção da Intellicare desenvolver uma solução que permita igualmente essa monitorização indoor, local onde os idosos passam a maior parte do seu tempo.

Objetivo

O objetivo do estágio é desenvolver um sistema integrado para a localização indoor de idosos e pessoas com demência que estejam na sua residência ou institucionalizados, garantindo a sua condição de saúde e bem-estar.
O sistema deve ser composto por um wearable que é utilizado pelo idoso que através de mecanismos de triangulação, permitem aferir a sua localização, e por dispositivos periféricos responsáveis por acrescentar informação, valor e precisão ao sistema.
Numa primeira fase, pretende-se que seja desenvolvido um sistema inteligente de análise de atividade indoor que permita a extração de métricas e indicadores que forneçam informação sobre o bem-estar e saúde do idoso, assim como auxiliarem na própria otimização de recursos e prestação de melhores cuidados aos idosos.
Numa segunda fase, o desenvolvimento de uma parcela do Portal Web que permita aos cuidadores, a qualquer momento, aceder a esta informação e acompanhar a atividade diária do idoso no seu domicílio ou institucionalizado.
De forma a cumprir com o objetivo, o projeto irá dividir-se em duas fases: uma destinada à investigação e desenvolvimento (I&D) e outra de teste e validação do conceito da solução em ambiente real (Prova de Conceito). Para a fase de I&D, os objetivos são:
• Levantamento do estado da arte de tecnologias existentes na área da monitorização e segurança de idosos e de casos de demência;
• Levantamento, especificação e validação de requisitos funcionais, não funcionais e restrições técnicas, legais e de negócio para o sistema de localização indoor.
• Especificação da arquitetura do sistema de localização indoor com vista à integração na linha de produtos OneCare.
• Estudo, planeamento e instalação em ambiente laboratório do setup do sistema para a recolha de dados do wearable.
• Desenvolvimento do algoritmo inteligente de localização indoor.
Para a fase da Prova de Conceito pretende-se:
• Estudo, planeamento e instalação do setup em ambiente real da Prova de Conceito.
• Validar a proposta de valor da solução e a usabilidade da mesma em ambiente real.
• Levantamento e implementação de melhorias no sistema.
• Validação de melhorias implementadas no terreno.
No final do ano pretende-se que a solução desenvolvida corresponda aos casos de uso e requisitos definidos, podendo ser integrada na gama de soluções da Intellicare, o OneCare.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O processo a utilizar durante o primeiro semestre será ACDM, fases 1 a 6. As fases 1 e 2 têm por objetivo estabilizar os requisitos funcionais, atributos de qualidade e restrições técnicas, de negócio e legais. As fases 3,4,5 e 6 são dedicadas a desenvolver e avaliar a arquitetura do sistema. Durante esta fase deverão ser efetuadas as experiencias necessárias que provem que todas as restrições técnicas ou de negócio são cumpridas assim como os atributos de qualidade. Nestas fases é expetável que seja feito um estudo do estado da arte sobre plataformas/sistemas de localização indoor.
Fase 1 – Set Out ACDM Fases 1 e 2.
No final de outubro o documento de requisitos deve estar na primeira versão.
Pretende-se apenas que o aluno formalize os requisitos relativos ao sistema. De acordo com o processo ACDM os requisitos poderão ser atualizados durante o desenvolvimento da arquitetura.
Fase 2 – Nov a Jan ACDM fases 3 a 6.
Tendo em conta a experiencia da Intellicare com utilização do ACDM e a carga horária, o aluno deverá conseguir efetuar 3 a 5 iterações na especificação da arquitetura incluindo as experiências necessárias para documentar e provar que as decisões cumprem todos os requisitos necessários;
Estudo e análise do Estado da Arte dos sistemas de localização indoor.
Fase 3 – Elaboração do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

No segundo semestre o aluno deverá iniciar a implementação da componente Indoor do sistema OneCare Safe.
Plano de trabalho:
Fevereiro a maio: implementação da aplicação e validação em ambiente de laboratório
Nesta fase, o aluno vai ter a responsabilidade de gerir o desenvolvimento do sistema, assegurar que identifica as necessidades e os riscos inerentes ao desenvolvimento de um produto.
O aluno será responsável por criar e manter o ambiente de desenvolvimento incluindo a gestão das bases de dados sobre as quais os testes são executados.
Junho: realização da prova de conceito em ambiente real dando apoio e suporte técnico durante a realização dos testes onde se pretende que surjam identificação de erros, oportunidades de melhoria e avaliação da usabilidade da aplicação.
Junho e julho: Elaboração do relatório de estágio.

Condições

O aluno terá á sua disposição todos os recursos necessários para a implementação do projeto em termos de equipamentos.
Outras condições:
• Subsídio de alimentação (escalão correspondente a 6,15€ - sujeito a acerto);
• Esta parcela varia do primeiro para o segundo semestre de acordo com a alocação do estagiário;
• Prémio a atribuir no final do estágio dependendo do desempenho.

Observações

A seleção dos candidatos carece de entrevista com os responsáveis pela empresa e o responsável pelo estágio.
A Intellicare reserva-se no direito de não aceitar alunos para o referido estágio na medida em que a aceitação do estagiário é um investimento da empresa em termos de recursos.

Orientador

Mário Alexandre Arzileiro Pereira
mpereira@intellicare.pt 📩