Propostas sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 13:12:12 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

ReMAP - Desenvolvimento de componentes para suporte ao desenvolvimento e operação de sistemas de aprendizagem automática

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

IPN, Coimbra

Enquadramento

O IPN, por intermédio do Laboratório de Informática e Sistemas, é parceiro do projeto europeu ReMAP. No contexto do projeto é necessário desenvolver sistemas baseados em aprendizagem automática que permitam prever o tempo de vida útil de doze sistemas em dois tipos de aeronaves da Boeing e da Embraer.
Genericamente o projeto irá implementar Conditional Based Maintenace com inspeções baseadas em dados. Os dados são recolhidos das aeronaves com os sistemas já existentes e depois processados em terra por algoritmos desenvolvidos por diversas entidades.
O IPN é responsável por desenhar e implementar a plataforma de IT e o SDK para colocação dos algoritmos em produção.

Objetivo

O objetivo do estágio é desenvolver um conjunto de componentes que suportem o desenvolvimento dos algoritmos e respetiva colocação em produção. A responsabilidade pelo desenvolvimento dos algoritmos está alocada a outros parceiros, pelo que está fora do âmbito do projeto.
Os objetivos do estágio são:
- Colaboração na identificação dos requisitos funcionais, atributos de qualidade e restrições que afetam os componentes a desenvolver;
- Colaboração na definição e avaliação da arquitetura geral do sistema;
- Desenho detalhado dos componentes a desenvolver e verificação da conformidade com a definição da arquitetura;
- Implementação e testes unitários do módulo desenvolvido;
- Definição e execução dos testes de integração;
- Elaboração da documentação técnica dos componentes desenvolvidos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o 1º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F1 – Análise do estado da arte (25% do semestre) – Análise de soluções, boas práticas e as tecnologias a usar no projecto.
• F2 – Levantamento de requisitos (25% do semestre) – esta tarefa consiste no levantamento de requisitos do módulos a desenvolver.
• F3 – Definição da arquitetura e desenho detalhado (50% do semestre) – Colaborar no desenvolvimento da arquitetura dos sistema e elaborar o desenho detalhado do mesmo.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o 2º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F4 – Implementação (60% do semestre) – fase de desenvolvimento, onde serão implementados os requisitos e funcionalidades determinadas em F2.
• F5 – Testes (30% do semestre) – fase em que será testada a robustez da aplicação desenvolvida. Inclui a correção dos erros que forem detetados.
• F6 – Deploy e relatório de projecto (10% do semestre) – Revisão final da aplicação desenvolvida e disponibilizada para produção.

Condições

Estágio remunerado

Observações

Sem observações

Orientador

Antonio Pedro Gaspar Damasceno
apdamasceno@ipn.pt 📩