Propostas sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 02:08:22 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de sistema para monitorização remota de um sistema ciber-físico

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

Laboratório de Informática Industrial e Sistemas do DEI (LIIS@DEI-FCTUC)

Enquadramento

As infraestruturas de água são um dos mais onerosos equipamentos das cidades. Enquanto que os países desenvolvidos são detentores destas infraestruturas, mas que na maioria dos casos apresentam um elevado grau de obsolescência, que nos sistemas urbanos de abastecimento de água implicam para além dos aspetos ambientais, de sustentabilidade, sociais, energéticos e sobretudo económicos, com milhões de metros cúbicos de água perdida e não faturada por ano, também nos sistemas urbanos de drenagem a obsolescência se manifesta com a ocorrência de enormes volumes de afluências indevidas (parasitas).
Um aspeto complementar desta temática são também as necessárias adaptações os desafios das alterações climáticas e aos crescimentos populacionais. Consequentemente, as Nações Unidas definiram objetivos para o desenvolvimento sustentável que incluem “Garantir disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”, “Construir infraestruturas resilientes… e fomentar a inovação” para “tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”.
A gestão sustentável do ciclo urbano da água é, portanto, um imperativo económico, social, e ambiental, e na qual a digitalização, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) irão/estão a desempenhar um papel fundamental.
A necessidade de ser eficiente em termos de energia e recursos, juntamente com a integração de novas tecnologias, para medição, comunicação, análise e controlo em tempo real, trazem novos desafios e oportunidades.

Objetivo

Neste estágio, pretende-se desenvolver um sistema que permita a recolha, a análise e o processamento inteligente de dados recolhidos por um sistema de monitorização remota, com funcionalidades que permitam efetuar a leitura, o registo e a análise inteligente em tempo real da informação recolhida em diversos sensores que medem precipitação, pressão, caudais lâminas líquidas, qualidade da água, etc.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Estudo do estado da arte sobre a monitorização remota de sistemas usando abordagens computacionais suportadas por redes de sensores sem fios;
2. Identificação das características dos vários equipamentos a integrar no sistema;
3. Análise de Requisitos do software a desenvolver, de forma a alcançar os objetivos estabelecidos, nomeadamente a nível da análise inteligente dos dados recolhidos;
4. Especificação dos módulos a desenvolver para o sistema, escolhendo as ferramentas mais adequadas ao seu desenvolvimento;
5. Realização de uma versão protótipo;
6. Elaboração de documentação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

7. Desenvolvimento e implementação dos módulos especificados para o sistema;
8. Integração dos vários equipamentos no sistema;
9. Testes e validação do sistema com vários cenários reais;
10. Elaboração de artigo científico;
11. Elaboração de documentação e da Dissertação final.

Condições

O estágio decorrerá no Laboratório de Informática Industrial e Sistemas do DEI (LIIS@DEI-FCTUC) e no Departamento de Engenharia Civil, onde existem instalações experimentais e estão instalados os diversos sensores.
Sendo o estágio de investigação, a/o candidata/o deverá apresentar motivação e competências relevantes na área de trabalho.
A/O estagiária/o será integrada/o numa equipa de investigadores que se encontram a trabalhar na área do estágio e que inclui a colaboração com investigadores do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC.

Observações

O estágio poderá beneficiar da atribuição de uma bolsa de investigação.

Orientador

Alberto Jorge Lebre Cardoso
alberto@dei.uc.pt 📩