Propostas sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 04:20:21 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de Sistema Otimizado para Recolha de Dados em IoT

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Rua Dom João Castro n.12, 3030-384 Coimbra, Portugal

Enquadramento

Com a massificação do acesso de dispositivos do dia-a-dia à Internet (Internet das Coisas -- Internet of Things), o volume de dados gerado é cada vez maior e exige uma grande capacidade de recolha e processamento por parte dos sistemas envolvidos. Como tal, a aplicação de conceitos de Big Data (ex. MapReduce) torna-se fulcral para obter uma recolha de dados otimizada e um processamento em tempo real com uma quantidade de recursos equilibrada, quer para minimizar os custos, quer para garantir a escalabilidade de todo o sistema.
As redes de próxima geração, nomeadamente o 5G, trazem suporte para a ligação de um grande número de dispositivos, que por sua vez podem gerar um grande volume de dados que necessitam de ser processados de forma eficiente dado que podem envolver a segurança de pessoas.
No âmbito de um projeto de investigação em larga escala no qual se encontra envolvida, juntamente com operadores de telecomunicações, fabricantes e outros parceiros (https://5go.pt/), a OneSource está a desenvolver uma plataforma que permita a recolha de dados de uma grande variedade de sensores e equipamentos em cenários de proteção civil, segurança pública e serviços de emergência. Este sistema será capaz de (i) obter dados dos mais variados tipos de biosensores e sensores externos, e de (ii) processar em tempo real os diversos fluxos de informação presentes.

Objetivo

Os objetivos deste trabalho são:
1. Design e implementação de um sistema inteligente de recolha de dados de sensores.
2. Especificação do modelo de informação para recolha de dados e de como este pode ser otimizado para os mais variados tipos de fluxos e as suas especificidades.
3. Especificação e implementação de componentes que permitam o processamento em tempo real de dados obtidos de sensores.
4. Integração do sistema no projeto em que se enquadra e validação da sua performance.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1.1 - Análise do estado da arte e dos requisitos do sistema.
T1.2 - Design inicial da solução a desenvolver.
A conclusão destas tarefas inclui a elaboração de documentação técnica.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T2.1 - Especificação e testes do modelo de informação para recolha de dados, bem como do processamento dos mesmos em tempo real.
T2.2 - Implementação do sistema de acordo com o design e as especificações técnicas.
T2.3 - Integração com outros serviços e avaliação do sistema nos cenários do projeto em que se enquadra.
T2.4 - Elaboração de documentação, incluindo o relatório de estágio, documentos técnicos e manuais de utilização.

Condições

O estagiário terá todas as condições para realizar as tarefas previstas, sendo integrado nas equipas de investigação e desenvolvimento no âmbito do projeto Mobilizador 5G.

Observações

Os trabalhos previstos neste estágio estão enquadrados na participação que a OneSource tem no projeto P2020 Mobilizador 5G.

Orientador

Bruno Sousa
bmsousa@onesource.pt 📩