Propostas sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-27 00:10:45 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Monitorização de parametros físicos e emocionais das pessoas utilizando off-the-shelf wifi

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Os sistemas que nos rodeiam hoje em dia estão cada vez mais inteligentes. No entanto, na sua maioria os sistemas que possuímos continuam a ignorar o fator humano ou a vê-lo como um fator externo ao sistema. Para obtermos sistemas verdadeiramente inteligentes, os sistemas precisam de ser capazes de compreender os humanos, isto é, de ser capazes de analisar e prever as suas ações, comportamentos e emoções.

No entanto a monitorização continua de pessoas, tanto a nível físico como emocional, atualmente apenas pode ser feita através de sensores físicos e de dispositivos com alta complexidade. Estes obrigam a tarefas intrusivas e complexas, o que torna todo o processo cansativo e desmotivador. Outro facto adverso é o facto de que os pacientes por terem estes dispositivos presos ao corpo estão sujeitos a um nível adicional de stress, causando muitas das vezes erros nas leituras. Para ultrapassar estes problemas, começaram a ser propostas soluções que permitem monitorizar as pessoas de forma não obstrutiva e totalmente passiva. Ou seja, foram já propostas soluções que, sem qualquer contacto ou interação com os utilizadores, podem monitorizar o seu bem estar físico.

Umas dessas soluções baseia-se em utilizar as redes Wifi já existentes para monitorizar os ritmos cardíaco e respiratório das pessoas enquanto estas estão a dormir ou em ambientes pouco dinâmicos.

Objetivo

Este projeto propõe o estudo e a implementação de mecanismos de recolha de dados de ritmo cardíaco e ritmo respiratório de forma não obstrutiva. Nomeadamente, utilizando a interferência causada nas redes Wifi pelos ligeiros movimentos do corpo humano durante a respiração e o batimento cardíaco.

Para tal será utilizada uma ferramenta CSI (Channel State Information tool) para obter a informação sobre a força de sinal e a fase de cada uma das subcarriers Wifi, passando depois por várias etapas de filtragem para se obter um sinal limpo e com informação sobre o ritmo cardíaco e respiratório.
Outro objetivo desta tese é a utilização dessa informação para obter o estado emocional das pessoas. Para tal serão utilizados mecanismos de Machine Learning e de Sentiment Analysis

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Estudo do estado-da-arte, do protótipo actualmente existente e das tecnologias de suporte ao desenvolvimento do projecto.
Data de início: Fevereiro 2019
Duração estimada: 1 mês

2) Estudo e implementação do software necessário à recolha de dados provenientes da CSI tool.
Data de início: Março 2019
Duração estimada:2 meses

3) Estudo e implementação de mecanismos de filtragem do sinal.
Data de início: Maio 2018
Duração estimada: 2 meses

Plano de Trabalhos - Semestre 2

4) Estudo e implementação de mecanismos de Machine Learning para deteção de emoções.
Data de início: Setembro 2019
Duração estimada: 4 meses

5) Testes, melhorias, avaliação e escrita da Tese.
Data de início: Outubro 2019
Duração estimada: 2 meses

Condições

Este trabalho está inserido num projeto de investigação científica.

Orientador

Jorge Sá Silva, André Rodrigues
sasilva@dei.uc.pt 📩