Propostas sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-27 03:03:29 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Sistema de Regras para Cuidados Clínicos Personalizados

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Rua do Poente nº166, 4785-509 Trofa

Enquadramento

A PROMPTLY é uma startup na área da Saúde que está a desenvolver uma plataforma de ponta, centrada no paciente, para coleta e análise de dados que permitam medir sintomas e avaliar a qualidade de vida do doente. A empresa foi fundada por uma equipa de médicos e é apoiada pelo Grupo PROEF - um player multissetorial com +1.500 funcionários, presente em 11 países e com um volume de negócios anual na ordem dos 200M€.
A PROMPTLY tem por ambição mudar a forma como os pacientes se relacionam com a saúde e como a saúde é estruturada e praticada pelos prestadores de serviços de saúde: cuidadores, médicos, enfermeiros e especialistas em Saúde digital, de forma a otimizar e acrescentar valor na qualidade de vida dos doentes.

Objetivo

O desafio deste projeto consiste na conceção e desenvolvimento de uma solução analítica para gestão de planos de cuidados personalizados, adotando as metodologias que forem consideradas as mais adequadas às necessidades e de forma a estarem alinhadas com as tecnologias e plataformas atualmente usadas na Promptly (Python - django, JavaScript - react). O objetivo é que os doentes disponham de informação fidedigna sobre os resultados de saúde e, consoante um conjunto de determinantes tais como estes resultados clínicos, preferências e objetivos, criar um sistema baseado em regras capaz de elaborar planos de cuidados de saúde personalizados ao doente.
Os principais objetivos passam por:
- Levantamento de sistemas baseados em regras, com especial foco para sistemas clínicos;
- Estado da arte de técnicas de data mining aplicadas nos sistemas de saúde, como segmentação, categorização, redes neuronais, …
- Proposta de arquitetura do sistema baseado em regras;
- Implementação e verificação de modelos de previsão.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Plano de trabalhos Semestre 1 (Tempo parcial 16h/s)
- Revisão de bibliográfica e levantamento do estado atual de sistemas baseados em regras referentes a cuidados clínicos;
- Levantamento de requisitos de um sistema baseado em regras, e em contexto clínicos;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Plano de trabalhos Semestre 2 (Tempo parcial 40h/s)
- Definição de regras de acordo com os resultados clínicos, as preferências e os objetivos de cada doente;
- Desenvolvimento de um sistema de lógica baseado em regras para personalizar os cuidados de saúde para determinado grupo de doentes;
- Testes e experimentação do sistema;
- Escrita da Dissertação

Condições

O/A aluno eleito terá ao seu dispor todas as condições necessárias para desenvolver o seu projeto de dissertação, nomeadamente no que diz respeito ao acesso a fontes de dados clínicos fidedignas e capazes de serem trabalhadas e exploradas de forma a criarem valor para o projeto.
Trabalhará em estrita colaboração com a equipa de desenvolvimento da Promptly, que dará o necessário apoio e orientação, nomeadamente ao nível do local e condições de trabalho.
Após fecho do programa de trabalhos será definida uma bolsa a ser paga ao aluno(a) que cubra eventuais períodos em que o aluno(a) desenvolva o projeto nas instalações da Promptly.
O projeto terá ainda a possibilidade e interesse de continuidade, através de um possível estágio profissional ou outra condição a ser avaliada posteriormente.

Observações

A PROMPTLY disponibiliza um ambiente flexível e de rápida aprendizagem. Pretendemos também aprender com quem se junta à equipa e juntos pretendemos descobrir e desenvolver formas de interpretar os dados que pretendemos fornecer aos pacientes, para uma percepção inteligente da sua doença.

Orientador

Olivia Oliveira
Olivia.Oliveira@promptlyhealth.com 📩