Propostas sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 14:19:40 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Sistema de Análise de Resultados Clínicos

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Rua do Poente nº166, 4785-509 Trofa

Enquadramento

A PROMPTLY é uma startup na área da Saúde que está a desenvolver uma plataforma de ponta, centrada no paciente, para coleta e análise de dados que permitam medir sintomas e avaliar a qualidade de vida do doente. A empresa foi fundada por uma equipa de médicos e é apoiada pelo Grupo PROEF - um player multissetorial com +1.500 funcionários, presente em 11 países e com um volume de negócios anual na ordem dos 200M€.
A PROMPTLY tem por ambição mudar a forma como os pacientes se relacionam com a saúde e como a saúde é estruturada e praticada pelos prestadores de serviços de saúde: cuidadores, médicos, enfermeiros e especialistas em Saúde digital, de forma a otimizar e acrescentar valor na qualidade de vida dos doentes.

Objetivo

O desafio do projeto consiste na conceção e desenvolvimento de uma solução analítica para gestão de resultados clínicos. O objetivo é que os doentes e os prestadores de cuidados de saúde disponham de informação fidedigna sobre os resultados de saúde, comparando diferentes tratamentos, procedimentos ou medicação com grupos de doentes em condições similares.
Os principais objetivos passam por:
- Levantamento de sistemas de saúde centrados no paciente, com enormes repositórios de dados;
- Estado da arte de técnicas de data mining aplicadas nos sistemas de saúde, como estratificação, segmentação, categorização, clustering, …
- Proposta de arquitetura do sistema de análise;
- Implementação e verificação de modelos de análise.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Plano de trabalhos Semestre 1 (Tempo parcial 16h/s)
- Revisão de bibliográfica e levantamento do estado atual dos sistemas de saúde de gestão de resultados clínicos;
- Levantamento de requisitos de um sistema de análise de resultados clínicos;
- Conceção e desenho da arquitetura de uma solução analítica para gestão de resultados clínicos;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Plano de trabalhos Semestre 2 (Tempo parcial 40h/s)
- Aplicação de métodos de análise do tipo de dados e avaliação da qualidade de dados;
- Implementação de modelos de segmentação, categorização e de outros modelos que possibilitem a análise multidimensional;
- Testes e experimentação do sistema;
- Escrita da Dissertação

Condições

O/A aluno eleito terá ao seu dispor todas as condições necessárias para desenvolver o seu projeto de dissertação, nomeadamente no que diz respeito ao acesso a fontes de dados clínicos fidedignas e capazes de serem trabalhadas e exploradas de forma a criarem valor para o projeto.
Trabalhará em estrita colaboração com a equipa de desenvolvimento da Promptly, que dará o necessário apoio e orientação, nomeadamente ao nível do local e condições de trabalho.
Após fecho do programa de trabalhos será definida uma bolsa a ser paga ao aluno(a) que cubra eventuais períodos em que o aluno(a) desenvolva o projeto nas instalações da Promptly.
O projeto terá ainda a possibilidade e interesse de continuidade, através de um possível estágio profissional ou outra condição a ser avaliada posteriormente.

Observações

A PROMPTLY disponibiliza um ambiente flexível e de rápida aprendizagem. Pretendemos também aprender com quem se junta à equipa e juntos pretendemos descobrir e desenvolver formas de interpretar os dados que pretendemos fornecer aos pacientes, para uma percepção inteligente da sua doença.

Orientador

Olivia Oliveira
Olivia.Oliveira@promptlyhealth.com 📩