Propostas sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2021-11-28 09:53:01 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Melhoria e aumento de funcionalidades de backoffice Web para gestão do OpenSimulator da UAb

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Delegação de Coimbra da Universidade Aberta

Enquadramento

A Universidade Aberta tem um servidor virtual 3D, que usa a tecnologia OpenSimulator. Permite a alunos e visitantes criar espaços 3D, acolher visitantes tridimensionais, realizar exposições e atividades colaborativas, entre outras iniciativas.
A gestão deste servidor era manual, mas num estágio anterior foi implementado um sistema de gestão em tecnologia Web para apoio à administração do sistema. Por exemplo, há funcionalidades de autenticação federada de utilizadores entre o OpenSim da UAb e os serviços de diretórios da universidade, gestão de regiões virtuais de simulação, de acesso de utilizadores, de estado online/offline do servidor OpenSim, etc.
O objetivo do estágio aqui proposto é efetuar uma avaliação da adequação do sistema aos utilizadores (administradores de sistemas), originando novos requisitos (funcionais e não funcionais) do backoffice Web para administração do servidor OpenSim. Os aspetos e funcionalidades identificados como alvo de correção, melhoria ou acrescento deverão dar origem a uma nova implementação do backoffice, alinhada com os sistemas informáticos da Universidade Aberta e as práticas de administração de sistemas dos seus serviços de informática.

Objetivo

O1: efetuar uma avaliação da adequação do sistema atual aos utilizadores (administradores de sistemas);

O2: gerar lista de requisitos (funcionais e não funcionais);

O3: conceber e concretizar a implementação de uma versão melhorada da solução Web de administração de servidores OpenSimulator, que permita aos serviços informáticos da Universidade Aberta facultar o serviço OpenSimulator a docentes e alunos de forma rápida, prática e eficaz.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Planificar o processo de avaliação do sistema atual: estudar métodos de avaliação de sistemas e identificar o contexto (utilizadores, sistemas, atividades). Produção de plano de avaliação.

2. Avaliação e análise de requisitos: execução do plano de avaliação. Identificação e análise dos requisitos para melhoria e fortalecimento do sistema atual. Produção de relatório de requisitos.

3. Especificação da solução: conceber e especificar a solução adequada para melhoria e fortalecimento do BackOffice Web. Produção do relatório de especificação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

4. Implementação da solução identificada. Arquivo de código em repositório GIT.

5. Definição e realização de testes funcionais e de integração.

6. Melhoria da solução a partir dos resultados dos testes.

7. Escrita do relatório final.

Condições

Servidor virtual 3D, que usa a tecnologia OpenSimulator. Permite a alunos e visitantes criar espaços 3D, acolher visitantes tridimensionais, realizar exposições e atividades colaborativas, entre outras iniciativas.

O estágio pode ser realizado na Delegação Regional de Coimbra da Universidade Aberta, ou - se for essa a preferência do estagiário - na sede da Universidade, em Lisboa. É ainda possível averiguar, se o estagiário preferir, a possibilidade de realização do estágio noutra representação regional da Universidade Aberta, como Abrantes, Ansião, Cantanhede e outros: https://portal.uab.pt/cla/

Observações

A implementação de melhorias neste backoffice de suporte permite que a Universidade possa massificar a disponibilização do servidor 3D, para que a equipa de suporte informático possa dar resposta atempada à sua utilização por centenas de docentes e milhares de alunos, em qualquer parte do mundo.

Orientador

Leonel Caseiro Morgado
leonel.morgado@uab.pt 📩