Propostas sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-27 00:41:39 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

2018_N88 Assurance Geoanalytics

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

Num mercado cada vez mais competitivo e altamente concorrencial os operadores têm cada vez mais preocupação com os padrões de Qualidade de Serviço (QoS) e Qualidade de Experiência (QoE) garantindo satisfação e fidelização dos seus clientes. Para isso é necessário que os seus processos de suporte às operações, planeamento e otimização sejam muito eficientes, com características de proatividade, integração e visibilidade que minimizem indisponibilidades, tempos de intervenção, deteção de problemas, troubleshooting e maximizem a eficiência operacional.

Objetivo

Com este projeto pretende-se implementar um módulo de informação georreferenciada baseado num modelo de analytics capaz de integrar diversas informações relevantes para as atividades das equipas de operação, supervisão, planeamento e otimização de rede, relacionadas com os processos de Service Assurance. Os sistemas que contribuem para o domínio de Assurance produzem e gerem diversos tipos de informação entre os quais se destacam: Alarmes (FM), TTKs, Work Worders (WO), Manutenções Preventivas (MP), Key Performance Indicators (KPI), Alarmes de Performance, network configuration Parameters (CM), Diagnósticos e testes ativos aos serviços, provenientes de sistemas de monitoria (probes). Esta informação pode ser complementada com um conjunto de layers adicionais como os de meteorologia, ocorrências de incêndios, geografia, cobertura, descarga elétricas, acessos a sites, etc, assim como informações provenientes do cadastro da rede em questão (rede móvel, fixa, etc) onde as principais características dos elementos de rede estão disponíveis para consulta.

Neste projeto é relevante explorar o estado da arte associado com a representação de informação georreferenciada que garantam capacidade de customização e flexibilidade de representação. Em termos de modelação e tecnologia de suporte à persistência é desejável explorar motores de BD analíticos, como bases de dados column-driven, time-series, ou outras, desde que confiram capacidade de queries geoespaciais e resposta às necessidades da aplicação.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

• Análise e seleção de fontes de informação do domínio de assurance
• Identificação de carateristicas das APIs em cada um dos sistemas de cada domínio/fonte de informação
• Selecção de tecnologias de BD analitica
• Selecção de tecnologias para georeferenciação

Plano de Trabalhos - Semestre 2

• Implementação de modelo analytics
• Implementação de modulo protótipo para demonstrar o conceito e probelmática associada à apresentação da informação de assurance.
• Validação dos resultados
. Relatóruo Final

Condições

Integrado na Bolsa de Investigação da Inova-Ria - Programa GENIUS - Integração numa equipa de I&D
Os alunos interessados deverão enviar para genius@inova-ria.pt
• Curriculum Vitae;
• Disciplinas realizadas até ao momento com médias ; simples documento eletrónico, que poderá obter no portal académico .
• média prevista de 13,5 - 14 valores (média linear entre licenciatura e mestrado);
• Indicação deáreas de interesse.

Processo de Selecção: Entrevista Inova-Ria - PROGRAMA GENIUS na qual fará parte o Orientador do projeto.

Observações

Orientador Projeto:
Luís Castro - LUIS-A-CASTRO@ALTICELABS.COM

Aspetos inovadores:
Analytics;
Técnicas de visualização georeferenciada de dados;
Big Data;
Eficiência Operacional;
Operations & Support Systems;
Service Assurance

Referências bibliográficas:
http://geoserver.org/
https://openlayers.org/
https://zeppelin.apache.org/

Orientador

Pedro Miguel Naia Neves
pedro-m-neves@alticelabs.com 📩