Propostas sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 00:29:17 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

2018_N49 Network Functions Virtualization (NFV) em redes de acesso

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

Integração na equipa de desenvolvimento de SW de gestão e controlo das soluções de rede desenvolvidas na Altice Labs, nomeadamente na plataforma AGORA e sobre as tecnologias xPON e G.fast.
A presente proposta visa o estudo, desenho e desenvolvimento de funções virtuais de rede de acordo com os modelos NFV, tais como funções para vOLT, vSG, vSW e vRouter.

Objetivo

O projeto proposto enquadra-se na área da Conectividade onde são desenvolvidas soluções completas de redes (redes de transporte, agregação e acesso), desde o desenho dos PCBs, até às plataformas centrais de gestão e operação, passando por todas as componentes de HW e SW intermédias. A Altice Labs está ativamente a desenvolver a tecnologia NG-PON2, sendo pioneira nesta indústria.
Com o crescimento dos novos paradigmas SDN/NFV assiste-se a uma migração de uma parte significativa da lógica interna dos elementos de rede para componentes de SW que poderão correr externamente ao equipamento, em máquinas dedicadas ou ambientes de virtualização. Recorrendo a protocolos e modelos de dados abertos e standard (tanto quanto possível), como o Netconf/YANG e o openflow, é possível simplificar os elementos de rede, dotando-os de pouco mais do que as camadas física e MAC, assim como da capacidade de realizar operações básicas sobre cada pacote recebido (encaminhar, descartar, modificar, etc). Desta forma é possível suportar funções de rede mais complexas de forma externa aos equipamentos (por SW), assentes nos modelos mais simples que estes expõem, com as vantagens que a execução de SW em ambientes de virtualização (cloud) oferecem. Esta é a essência do NFV que visa o desenvolvimento de equipamentos de rede complexos à custa de equipamentos mais simples mas programáveis.
Pretende-se acompanhar esta tendência e desenvolver as funções atualmente suportadas pelo SW embedded dos equipamentos, em ambientes abertos e virtuais, visando o suporte de funções que implementem verdadeiros equipamentos virtuais (vOLT - Virtual Optical Line Terminal, vSG - Virtual Subscriber Gateway, vSW - Virtual Switch, vRouter - Virtual Router).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Atividades do 1º semestre:
Investigação e estudo da arte sobre a arquitectura CORD e dos protocolos Netconf/YANG e openflow e de ambientes de virtualização e das ferramentas SDN controller opensource (opendaylight, ONOS).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Atividades do 2º semestre:
- caracterização e decomposição das funções de rede que compõe uma OLT e um BSG
- desenvolvimento de funções relacionadas com as atividades descritas;
- testes e avaliação da solução
- Relatório Final espelhando o enquadramento do projeto.

Condições

Os alunos interessados deverão enviar para genius@inova-ria.pt
• Curriculum Vitae;
• Disciplinas realizadas até ao momento com médias ; simples documento eletrónico, que poderá obter no portal académico .
• média prevista de 13,5 - 14 valores (média linear entre licenciatura e mestrado);
• Indicação deáreas de interesse.

Processo de Selecção: Entrevista Inova-Ria - PROGRAMA GENIUS na qual fará parte o Orientador do projeto.

Observações

Orientador Projeto:
André Domingos Brízido - ANDRE-D-BRIZIDO@ALTICELABS.COM

Aspetos inovadores:
Network Functions Virtualization,
SDN

Ferramentas a utilizar :
Linux; C/C++; Java;
Opendaylight, ONOS

Referências bibliográficas:
http://www.etsi.org/technologies-clusters/technologies/nfv
CORD - Central Office Re-architected as a Datacenter

Orientador

Pedro Miguel Naia Neves
pedro-m-neves@alticelabs.com 📩