Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-27 03:39:44 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

IoT on Smart Destinations

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Aveiro/ Coimbra

Enquadramento

O turismo é atualmente a maior ‘indústria’ a nível mundial (geração de emprego e criação de riqueza) e, em conformidade com as estimativas da World Tourism Organization (UNWTO), será expectável que a médio/ longo prazo, este setor reforçe esta posição de liderança. Neste sentido, importa que os destinos turísticos sejam cada vez mais dotados de ferramentas, nomeadamente tecnológicas e inovadoras, que estejam alinhadas com a estratégia dos destinos turísticos, incluindo as designadas Smart Cities, onde a recolha e o tratamento dos dados gerados pelos vários stakeholders envolvidos na atividade turística é crucial.
Será por isso importante identificar as fontes de dados importantes para a área do turismo para que os dados sejam trabalhados e disponibilizados através de um conjunto de serviços/APIs em lógica de middleware, alguns até em modelos de Open Data.

Objetivo

Depois de analisado o Estado da Arte, pretende-se que o aluno desenvolva um componente responsável pela recolha dos dados produzidos numa infraestrutura IoT, que será disponibilizada para efeitos de teste, e pela exposição destes através de protocolos e standards abertos e bem definidos (tais como os especificados por iniciativas europeias como oneM2M e FIWARE).
De seguida devem ser realizados testes e ajustes necessários para interligar a solução com outros componentes, como por exemplo o de análise de dados.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Elaboração do estudo do Estado da Arte - Pretende-se que, nesta tarefa, o aluno realize um estudo do estado da arte no tópico apresentado. Este estudo servirá como base teórica para o desenvolvimento da solução a implementar no segundo semestre. Este conteúdo servirá ainda como base académica para suportar os primeiros capítulos da dissertação.

T2 – Levantamento e Especificação de Requisitos - Esta fase inicia-se após o estudo do estado da arte e suporta, com apoio da equipa técnica, a base tecnológica da solução. É expectável que o aluno realize um documento de user stories e especificação dos requisitos da solução.

T3 - Definição da Arquitectura da Solução - Após definidos e acordados os requisitos da solução, o aluno especificará, com o apoio da equipa da Ubiwhere, a arquitectura geral da solução e respectivos módulos a implementar/integrar.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T4 – Desenvolvimento da solução - Nesta tarefa o aluno irá implementar a solução definda em tarefas anteriores.

T5 – Testes - Esta tarefa serve para realizar a bateria de testes à solução.

T6 – Elaboração da Dissertação - Esta tarefa realiza-se durante todo o estágio e receberá inputs de todas as outras. O produto final será a dissertação.

Condições

- Integração em equipa sénior
- Bolsa de Estágio (valor a acordar individualmente)

Orientador

Ricardo Machado
rmachado@ubiwhere.com 📩