propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 02:38:05 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Plataforma Web para a avaliação da Maturidade de um Sistema de Informação Hospitalar

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

Pretende-se que o estagiário desenvolva e implemente, uma Plataforma Web (eHISMM) que permita avaliar a Maturidade de um Sistema de Informação Hospitalar (SIH), nas suas diferentes dimensões.
Em concreto, a plataforma deverá funcionar como uma ferramenta automática de avaliação da maturidade dos SIH. Esta ferramenta, deverá ser construída com base nos princípios instituídos no HISMM (Hospital Information System Maturity Model) e deverá possibilitar a aferição, tanto de cada um dos seus Fatores de Influência, como da maturidade geral do SIH. Adicionalmente, esta ferramenta automática, deverá apresentar os procedimentos que devem ser adotados num determinado SIH por forma a evoluir na sua maturidade. A plataforma, deverá ainda, permitir aos Gestores Hospitalares efetuar avaliações da maturidade dos seus SIH ao longo do tempo e simultaneamente, fazer comparações com os seus concorrentes.
No âmbito deste projeto, o estagiário deverá montar toda a estrutura da plataforma/ferramenta de acordo com as regras definidas pelo HISMM. Esta plataforma deve contemplar um sistema de backoffice com acesso restrito, para que os utilizadores possam fazer a gestão do frontend. A plataforma, deve ainda ser desenvolvida com recurso a tecnologia opensource e a instalação do servidor de suporte, deverá ser efetuada pelo estagiário, na estrutura de virtualização disponibilizada pela Universidade de Coimbra.

Objetivo

Desenvolvimento de uma Plataforma Web para a avaliação da Maturidade de um Sistema de Informação Hospitalar, com recurso a tecnologias tais como Python, PHP, CSS, JavaScript e Ajax, entre outras (opensource) à escolha do estagiário, focando sobretudo:
• Instalação de um servidor web;
• Criação e definição do design para a plataforma;
• Conceção de um frontend para apresentar as virtualidades do Sistema de avaliação da Maturidade dos SIH;
• Produção de um backoffice para atualização e gestão de toda a informação.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

a) Estudo de soluções existentes no mercado (escrita e entrega de capítulo até 1 mês)
b) Levantamento e definição de requisitos (escrita e entrega de capítulo até 2 meses)
c) Arquitetura e tecnologia da plataforma (escrita e entrega de capítulo até 3 meses)
d) Elaboração e validação de um Protótipo (escrita e entrega de capítulo até 4 meses)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

a) Desenvolvimento e teste dos módulos de software (implementação, escrita e entrega de capítulo até 5 meses)
b) Testes da plataforma (teste, escrita e entrega de capítulo até 6 meses)
c) Implementação/adoção da plataforma num estudo para avaliar a Maturidade dos SI dos Hospitais da zona centro do país (implementação, análise, escrita e entrega de capítulo até 8 meses)
d) Escrita da dissertação/relatório (conclusão da dissertação até 9 meses)

Condições

Possuir conhecimentos sobre desenvolvimento de soluções para ambiente Web. Serão disponibilizadas instalações e os recursos computacionais necessários à realização do estágio.

Observações

O desenvolvimento deste projeto pode ser feito nas instalações da Universidade de Coimbra ou, opcionalmente, à distância. Este estágio é co-orientado pelo Doutor João Vidal de Carvalho, docente do Politécnico do Porto e investigador na área dos Modelos de Maturidade da Saúde.

Orientador

Álvaro Rocha
amrocha@dei.uc.pt 📩