propostas com aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 18:51:39 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento módulo em arquitetura baseada em serviços

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A Critical Software, S.A. possui atualmente um conjunto de competências que coloca ao dispor dos seus clientes para a resolução de problemas concretos. Uma dessas competências é na área de integração de soluções. Neste caso em concreto, a Critical está a desenvolver uma solução baseada em serviços que permite integrar, num único user interface, funcionalidade que está dispersa por várias soluções. O uso de uma arquitetura baseada em serviços destina-se a facilitar a integração entre os diferentes sistemas aplicacionais.
Esta proposta pretende enquadrar até 2 estagiários para o desenvolvimento de um módulo funcional numa arquitetura baseada em serviços. Durante a execução do estágio haverá espaço para o envolvimento em tarefas como análise solução, codificação, especificação e execução de testes funcionais.
No âmbito desta solução, e mais especificamente desta proposta, é objetivo desenvolver desde a camada de apresentação, que espelha a funcional para os utilizadores finais, até à camada de serviços necessária para a interação deste módulo com as soluções existentes.
Esta proposta é enquadrada em projecto internacional a executar nas instalações da Critical Software em Coimbra, o módulo a desenvolver irá responder a uma necessidade concreta da cliente.
O projecto onde se enquadra esta proposta está em fase de transição de uma metodologia de desenvolvimento waterfall para uma metodologia Agile, permitindo desta forma o contacto com práticas de ambas as metodologias.

Objetivo

Este estágio tem como objetivo a integração do(s) estagiário(s) na equipa de projeto, acompanhando-o ao longo do ciclo de desenvolvimento de software, desde a fase de análise da solução até à fase de testes.
As principais atividades a endereçar são:
• Especificação e conceção do módulo a desenvolver. Esta especificação e análise serão feitas com base em análise de requisitos efetuados com suporte de elementos da Critical Software.
• Codificação do módulo especificado. A codificação será acompanhada de atividades de verificação (p. ex. inspeções de código) a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software, bem como de testes de módulo realizados pelo estagiário.
• Especificação e implementação da estratégia de testes. Testes de conformidade.
• Produção do relatório de estágio.
O estagiário será acompanhado diariamente na execução das suas tarefas e ser-lhe-á dado apoio nas diferentes áreas tecnológicas abrangidas pelo estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

No semestre 1 o projecto/estágio consistirá nas seguintes actividades e respectivas tarefas:
•T1- Familiarização com o ambiente de desenvolvimento, com as tecnologias, e com o processo de desenvolvimento de software em vigor na Critical.
•T2- Desenho do sistema. Nesta tarefa será ainda efetuada a especificação dos casos de testes a executar em T4.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

• T3 – Codificação do sistema. A codificação será acompanhada das atividades de verificação que se considerem necessárias, nomeadamente: inspeções de código a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software, bem como de testes de unitários realizados pelo(s) estagiário(s).
• T4 – Testes de usabilidade e de validação do sistema a fim de identificar possíveis comportamentos anómalos bem como de erro. Os testes a executar são especificados na tarefa T2 e seguem o processo de testes definido no sistema de qualidade na Critical. Esta tarefa termina com o módulo instalado em ambiente de qualidade da cliente.
• T5 – Produção do relatório de estágio.

Condições

O estudante terá acesso a computador da empresa e posto de trabalho.
O projeto em que esta proposta de estagio se integra está em fase de transição de metodologia tradicional em Waterfall para metodologia Agile, proporcionando assim este estágio a oportunidade de contatar com práticas de ambas as metodologias.

Orientador

Nuno Alexandre Neves Raimundo
naraimundo@criticalsoftware.com 📩