propostas com aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 19:28:23 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Concepção e desenvolvimento de uma plataforma de gestão de serviços SaaS para o setor do alojamento - integração de serviços

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Instituto Pedro Nunes

Enquadramento

O projeto Hotelcracy Apps tem como objetivo criar um sistema Software-as-a-Service que permita a um hoteleiro selecionar um conjunto de soluções cloud best-of-breed de terceiros e integrá-las, de forma transparente, sob uma interface homogénea que uniformiza a experiência de utilização e abstrai da complexidade subjacente. As várias soluções a integrar serão escolhidas de um Marketplace integrado no sistema a desenvolver, podendo ser trocadas individualmente sempre que as necessidades de negócio assim o ditem, garantindo-se a migração de toda a informação. Desta forma, consegue-se dar resposta à forte dinâmica que as TIC imprimem ao setor, que é documentada na candidatura ao Portugal 2020 - já aprovada e subjacente a estes estágios - e que suscita enormes desafios aos hotéis independentes, que representam 67% da oferta na Europa e 30% nos Estados Unidos.
Atuando como um broker entre soluções para a área hoteleira e seus utilizadores, e não como mais um fornecedor de uma aplicação para este mercado, o sistema proposto ficará reforçado sempre que novas aplicações para alojamento e viagens surjam ou evoluam.
Na verdade, o sistema preconizado também se aplica a outras áreas de negócio, igualmente dinâmicas. Por esta razão, preconiza-se a conceção de uma solução arquitetural genérica, aberta, que depois será configurada para o mercado vertical em causa nesta candidatura - o hoteleiro. Futuramente, poderá proceder-se ao desenvolvimento de "drivers" e parametrizações para operacionalizar o sistema em novos setores, integrando um leque de soluções cloud para outros fins.

Objetivo

O principal objetivo do estágio é o desenvolvimento de componentes que permitam a integração de um conjunto definido de serviços SaaS numa plataforma cloud para o setor da hotelaria.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o 1o semestre, o projeto será́ composto pelas seguintes fases: 

T1 – Análise do estado da arte e recolha de informação dos serviços SaaS a integrar.
T2 - Definição detalhada de requisitos e de processos de integração de serviços.
T3 – Desenho da solução e evolução do modelo de dados da plataforma.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o 2o semestre, o projecto será́ composto pelas seguintes fases: 


T4 – Desenvolvimento do(s) componente(s) de integração de serviços SaaS, e evolução de componentes da plataforma existente.
T5 - Definição e desenvolvimento de testes ao(s) componente(s) de integração de serviços SaaS desenvolvidos. 

T6 – Instalação e validação final do(s) componente(s).

Fomentar-se-á a escrita do relatório de estágio durante os vários meses em que desenvolverão as atividades.

Condições

Estágio remunerado em função da experiência demonstrada

Orientador

Carlos João Bento da Costa Madeira Lopes
clopes@ipn.pt 📩