Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-25 15:02:16 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de plataformas de Orçamento Participativo

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Rua Dom João de Castro, 12, Coimbra

Enquadramento

O estágio proposto enquadra-se nas atividades de investigação e de desenvolvimento do projeto EMPATIA (Enabling Multichannel Participation Through ICT) do programa H2020, contando com a participação de diversos parceiros internacionais com especialização na área de orçamento participativo. A OneSource tem a responsabilidade técnica do projeto, tendo a seu cargo a proposta e implementação de plataformas que visem assegurar os requisitos do EMPATIA.

Objetivo

O presente estágio tem os seguintes objetivos:
1- Familiarização com plataformas de orçamento participativo.
2- Familiarização das tecnologias de PHP, Laravel e MySQL.
3- Familiarização de framework de desenvolvimento de aplicações web (Laravel).
4- Implementação de componentes da arquitetura EMPATIA.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O estágio consiste num conjunto de atividades que incluem as seguintes tarefas:
T1.1 - Introdução à framework Laravel e tecnologias PHP e MySQL. Esta tarefa visa a atividades de formação, nomeadamente os laracasts, bem como outras fontes.
T1.2 – Análise da arquitetura do projeto EMPATIA. Esta tarefa visa a familiarização com os diferentes componentes da arquitetura EMPATIA e a forma como comunicam entre si.
T1.3 – Avaliação pre-eliminar da arquitetura do projeto EMPATIA. Esta tarefa visa avaliar componentes da arquitetura EMPATIA, em termos de performance (e.g. tempos de resposta, suporte para um elevado número de utilizadores em simultâneo).
T1.4 –Elaboração de documentação, incluindo os resultados da análise efetuada e propostas de melhoria.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O estágio consiste num conjunto de atividades que incluem as seguintes tarefas no 2 trimestre:
T2.1 - Desenvolvimento de componentes no EMPATIA. Esta tarefa inclui atividades de implementação de componentes usando tecnologias PHP, MySQL, Laravel, Redis, JWT entre outros. A implementação foca componentes de integração com redes sociais, de votação eletrónica, entre outros.
T2.2 – Avaliação final de componentes no EMPATIA. Esta tarefa inclui uma avaliação dos componentes implementados na tarefa anterior e uma avaliação complementar à realizada no primeiro trimestre.
T2.3 –Elaboração de documentação, incluindo o relatório de estágio e documentos técnicos.

Condições

O estagiário terá atribuído um posto de trabalho e será integrado numa equipa dinâmica e motivada. Atendendo ao desempenho do estagiário será ponderada uma eventual contratação após o período de estágio.

Observações

O estagiário será integrado na equipa da OneSource dedicada ao projeto EMPATIA. O progresso de trabalho será monitorizado através de reuniões semanais ou diárias consoante a necessidade verificada. Prevê-se que inicialmente estas reuniões sejam diárias para promover a integração na equipa.

Existe a possibilidade de remuneração do estágio.

Orientador

Bruno Sousa
bmsousa@onesource.pt 📩