Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-28 17:57:29 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Globaltronic_01_SIoTS - Smart IoT Sensing

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Águeda/Coimbra

Enquadramento

De acordo com as mais recentes projecções existirão até 2020 cerca de 24 mil milhões de dispositivos IoT ligados à Internet. Estes dispositivos serão usados maioritariamente para reduzir custos de operação, aumentar a produtividade, expandir negócios para novos mercados e/ou criar novos produtos e serviços.
A enorme heterogeneidade de aplicações a suportar através da “Internet of Things” exigirá soluções de conectividade muito diversificadas e fortemente acopladas com os respectivos cenários de uso.
Pelas suas características técnicas, o suporte de novos serviços para as “Smart Cities”, especialmente de monitorização e controlo no exterior, será primariamente baseado em tecnologias de comunicação “standard” que operem na banda ISM dos 868 MHz. O 6LoWPAN é um padrão da camada de rede definido pela Internet Engineering Task Force (IETF) na RFC 6282 que estabelece, entre outros, mecanismos de encapsulamento e compressão de cabeçalhos que permitem o envio e recepção de pacotes IPv6 em redes IEEE 802.15.4. A IETF define também um protocolo de transporte semelhante ao HTTP, mas adaptado a disposivitos com recursos limitados, designado por CoAP (Constrained Application Protocol (CoAP). A utilização deste protocolo conjugada com a adopção de “Smart Objects” segundo o modelo IPSO potencia a sua interoperabilidade com disposivitos e serviços muito heterogéneos.

Objetivo

Pretende-se o desenvolvimento de um módulo 6LoWPAN baseado no “System on Chip” Texas Instruments CC1310 e, preferencialmente, no sistema operativo “open source” Contiki OS. O módulo destina-se a ser incorporado em produtos para as “Smart Cities” nas áreas da iluminação pública, gestão de resíduos, monitorização ambiental, entre outros.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Estudo prévio das soluções de conectividade para a “Internet of Things”;
2) Levantamento e caracterização dos requisitos técnicos do módulo;
3) Escrita do relatório intermédio do projeto de Dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3) Estudo e conceção do módulo de comunicações;
4) Adaptação do Contiki OS e implementação de serviços base;
5) Validação e caracterização experimental;
6) Elaboração do relatório final.

Condições

Este trabalho será desenvolvido em estreita colaboração com a empresa Globaltronic, S.A. (www.globaltronic.pt) onde o módulo será prototipado e testado com produtos existentes. (Conflitos com tecnologias emergentes como o SigFox ou LoRA)

Durante o semestre 2 será atribuída uma Bolsa ao aluno.

Observações

Ferramentas a utilizar:6LoWPAN IEEE 802.15.4 para a “Internet of Things”

Bibliografia:
[1]. http://www.dunkels.com/adam/tsiftes10rpl.pdf
[2]. M. Durvy, J. Abeillé, P. Wetterwald, et al, A. Dunkels. Making Sensor Networks IPv6 Ready. In Proceedings of the International Conference on Embedded Networked Sensor Systems (ACM SenSys), pages 421–422
[3]. https://github.com/cetic/6lbr
[4]. http://mosquitto.org/

Os interessados deverão enviar CV para patriciamarques@inova-ria.pt

Orientador

Paulo Bartolomeu
bartolomeu@globaltronic.pt 📩