Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 06:42:34 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Programação de Sistemas de Informação

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Lisboa

Enquadramento

A Quidgest apresenta vantagens competitivas através das suas soluções de software inteligente. Actualmente somos uma empresa global na produção de software e fornecedora de serviços profissionais. Com a nossa estratégia já ultrapassámos há muito o habitual software tamanho único para disponibilizar Sistemas de Informação de alta-performance por medida, tendo em vista as necessidades de cada cliente.
O que, hoje, mais distingue a Quidgest é a disponibilidade de um processo inovador para o desenvolvimento rápido e automático de sistemas de informação de gestão, adequados a cada realidade específica: o Genio.

Objetivo

O estágio tem assim como objectivos dar a conhecer e desenvolver em Genio:

1. O Genio
A Quidgest usou um elevado número de sistemas fornecidos às mais diversas instituições e nas mais diversas áreas funcionais, para procurar padrões, identificar regras, isolar componentes e, abstraindo de cada realidade concreta, criou uma tecnologia própria. São os padrões identificados nos sistemas a desenvolver que vão dando forma ao Genio, e que deverá ser compreendido na primeira fase do estágio.

2. Integração no Departamento de Projetos Especiais
O Departamento de Projetos Especiais incorpora uma componente de inovação muito significativa, uma vez que a grande maioria dos seus projetos, exige uma elevada flexibilidade de competências técnicas e de processos de trabalho, de forma a poder endereçar soluções nos mais variados contextos aplicacionais, independentemente da sua complexidade e/ou dimensão.

Os projetos de investigação e desenvolvimento, desta área, constituem-se por dois principais grupos de inovação: por um lado os programas transversais a qualquer cliente, isto é os sistemas que existem por base e cujas funcionalidades são apenas ajustadas às necessidades de cada cliente; por outro, temos os projetos de natureza 100% específica, ou seja, possuem especificidades de tal modo estruturais, cujas inovações não são passíveis de reutilização em futuros sistemas.

Integrado neste departamento o estagiário terá experiência prática e funcional no desenvolvimento de um sistema de informação utilizando a plataforma Genio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A formação on-the-job será realizada com base no desenvolvimento de uma plataforma Web, usando o Genio. Após uma semana de formação, o estagiário poderá prosseguir com as tarefas de desenvolvimento:
o Criação e alteração de Forms;
o Criação e alteração de Tabelas, Campos e Fórmulas GenGenio;
o Criação e alteração de Rotinas Manuais – C#;
Formação on-the-job

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1. Apresentação inicial da tecnologia Genio e do processo produtivo subjacente. Integração do Genio com o Visual Studio da Microsoft. Experiência de construção de um programa simples.
2. Modelação de Bases de Dados Relacionais. Modelação de casos, e construção de diagramas.
3. Análise de especificações com o Genio – Base de Dados. Estrutura da Base de Dados, entidades e atributos, relações, tipos de campos, fórmulas, valores por omissão, condições de escrita, direitos de acesso. Tabelas e áreas lógicas. Casos Práticos. Reflexos no código gerado.
4. Análise de especificações com o Genio – Fórmulas Diferentes tipos de fórmulas. Casos Práticos. Reflexos no código gerado.
5. Análise de especificações com o Genio – Arquitectura do Sistema. Definição das componentes do Sistema. Menus, Listas, Fichas, Condições de selecção, Relatórios e Consulta Avançada. Articulação entre componentes. Características de cada componente. Casos Práticos. Reflexos no código gerado.
6. Critérios de Selecção. Formatação. Ordenação. Grupos de registos e linhas de detalhe. Totais. Concepção gráfica e design. Imagens. Gráficos. Integração de listagens nos sistemas desenvolvidos pelo Genio. Casos Práticos.
7. Análise de especificações com o Genio – Forms. Geração automática de forms. Campos e outros controlos de um Form. Modos de selecção de valores e de preenchimento de Campos. Casos Práticos.
8. Integração de rotinas manuais. Casos em que existe necessidade de integrar código gerado manualmente. Diferentes pontos de integração de código. Construções e classes mais comuns. Exemplos.

Condições

O local de trabalho é a sede da Quidgest
Serão disponibilizados todos os recursos físicos necessários à função e bem-estar do estagiário tais como secretária, computador, acesso a copa equipada, entre outros recursos que possam ser disponibilizados aos colaboradores da empresa.
O estagiário terá fortes possibilidades de vir a trabalhar futuramente na Quidgest.

Orientador

Luís Santana
lsantana@quidgest.com 📩