Propostas com aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 05:47:17 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Estudo e desenvolvimento de uma plataforma de gestão de serviços SaaS para o setor do alojamento - integração e migração de serviços

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Instituto Pedro Nunes

Enquadramento

O projeto Hotelcracy Apps tem como objetivo criar um sistema Software-as-a-Service que permita a um hoteleiro selecionar um conjunto de soluções cloud best-of-breed de terceiros e integrá-las, de forma transparente, sob uma interface homogénea que uniformiza a experiência de utilização e abstrai da complexidade subjacente. As várias soluções a integrar serão escolhidas de um Marketplace integrado no sistema a desenvolver, podendo ser trocadas individualmente sempre que as necessidades de negócio assim o ditem, garantindo-se a migração de toda a informação. Desta forma, consegue-se dar resposta à forte dinâmica que as TIC imprimem ao setor, que é documentada na candidatura ao Portugal 2020 - já aprovada e subjacente a estes estágios - e que suscita enormes desafios aos hotéis independentes, que representam 67% da oferta na Europa e 30% nos Estados Unidos.
Atuando como um broker entre soluções para a área hoteleira e seus utilizadores, e não como mais um fornecedor de uma aplicação para este mercado, o sistema proposto ficará reforçado sempre que novas aplicações para alojamento e viagens surjam ou evoluam.
Na verdade, o sistema preconizado também se aplica a outras áreas de negócio, igualmente dinâmicas. Por esta razão, preconiza-se a conceção de uma solução arquitetural genérica, aberta, que depois será configurada para o mercado vertical em causa nesta candidatura - o hoteleiro. Futuramente, poderá proceder-se ao desenvolvimento de "drivers" e parametrizações para operacionalizar o sistema em novos setores, integrando um leque de soluções cloud para outros fins.

Objetivo

O principal objectivo do estágio é o desenvolvimento de componentes que permitam a integração, uso e migração de serviços SaaS no sector do alojamento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o 1o semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases:
T1 – Análise do estado da arte (incluindo tecnologias): sistemas de integragação na cloud.
T2 - Definição de um modelo de gestão de dados e suporte à interacção com os sistemas SaaS. Análise preliminar da interface com o utilizador. [tarefa colaborativa]
T3 - Identificação de casos de uso e macro-requisitos do(s) componente(s) de integração, uso e migração de serviços.
T4 - Definição detalhada de requisitos, e processos de integração e migração de serviços.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o 2o semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases:
T5 - Especificação tecnológica da arquitectura do(s) componente(s) de integração e migração de serviços.
T6 – Desenvolvimento do(s) componente(s) de integração e migração de serviços.
T7 - Definição e desenvolvimento de testes ao(s) componente(s) de integração e migração de serviços.
T8 – Instalação e validação final do(s) componente(s).

Condições

-

Orientador

Carlos Jo o Bento da Costa Madeira Lopes
clopes@ipn.pt 📩