Propostas sem aluno atribuído - Setembro de 2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 10:48:40 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

InovWine - Sistema de gestão de informação

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Instituto Pedro Nunes, Rua Pedro Nunes, Edifício A

Enquadramento

A contínua modernização da agricultura levou ao aparecimento da agricultura de precisão (AP), que associa sistemas integrados de informação de gestão de produções agrícolas para obter uma maior produtividade e eficiência durante longos períodos de tempo.
Em Portugal a automatização de vinicultura centra-se em sistemas de controlo de regadio, onde os dados são muitas das vezes obtidos através de medições manuais e esporádicas.
O projeto InovWine II propõe a utilização de sistemas de redes de sensores sem fios (RSSF), de forma a monitorização de grandes extensões de campos vinícolas e em terrenos de difícil acesso. O sistema RSSF usa sensores distribuídos pela vinha estrategicamente localizados, que adquirem informações das condições abióticas e pode obter alguma informação biótica. Esta informação será depois enviada para unidades coordenadoras de dados, que por sua vez a fazem chegar a um Sistema de gestão de informação onde a informação é tratada e armazenada.

Objetivo

O presente estágio tem como objectivos a concepção de um Sistema de gestão de informação da vinha, sendo que o estagiário será incluído numa equipa mais ampla e multidisciplinar.

Este sistema deverá permitir:
• A configuração e georreferenciação das vinhas a monitorizar, bem como das suas zonas e nós da rede de sensores sem fios;
• A recepção, tratamento e armazenamento de dados abióticos recolhidos através de redes de sensores sem fios;
• A disponibilização de gráficos e relatórios com os dados abióticos, após o seu tratamento;
• A gestão da informação da certificação em RFIDs colocados nas videiras;
• A gestão da informação de intervenções e eventos inseridos pelos viticultores;
• A integração de algoritmos de geração de alertas a partir dos algoritmos de aprendizagem para geração de modelos de previsão de fitopatologias e de situações de stress nas plantas;

No âmbito deste estágio deverá ainda ser desenhado um conjunto alargado de testes, que permitirá garantir o correto funcionamento do sistema de gestão após a integração de todos os módulos desenvolvidos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o 1º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F1 – Análise do estado da arte (25% do semestre) – Análise de soluções, boas práticas e as tecnologias a usar no projecto.
• F2 – Levantamento de requisitos (25% do semestre) – esta tarefa consiste no levantamento de requisitos do módulos a desenvolver.
• F3 – Desenho (50% do semestre) – será desenvolvido um protótipo dos módulos aplicação e o desenho de arquitectura.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o 2º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F4 – Implementação (70% do semestre) – fase de desenvolvimento onde serão implementados os requisitos e funcionalidades determinadas em F2.
• F5 – Testes (20% do semestre) – fase em que será testada a robustez da aplicação desenvolvida. Serão feitas as correcções aos bugs que forem detectados.
• F6 – Deploy e relatório de projecto (10% do semestre) – Revisão final da aplicação desenvolvida e disponibilizada para produção.

Condições

O estágio é remunerado.

Observações

Sem observações

Orientador

Carlos Lopes
clopes@ipn.pt 📩