Propostas sem aluno atribuído - Setembro de 2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-24 11:06:24 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Implementação de Test Lab para projetos de Operadores Móveis (Telcos)

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

Coimbra (Taveiro)

Enquadramento

A WIT Software desenvolve aplicações de software para operadores de telecomunicações tais como o Grupo Vodafone, Telefónica, Vodafone, Deutsche Telekom, entre outros. As aplicações desenvolvidas são executadas em diversos modelos de dispositivos modelos, sistemas operativos, condições de rede etc.
Este estágio visa a definição e implementação de um Test Lab a ser disponibilizado aos developers e testers da WIT de forma a simular diversos ambientes/configurações de um operador móvel. O Test Lab constituirá toda a infra-estrutura onde o teste será executado, compreendendo configurações de hardware, software, rede e ferramentas de automação. Os utilizadores do Test Lab deverão poder conseguir criar vários ambientes de testes e executar diferentes tipos de testes (funcionais e não-funcionais) e níveis de testes (integração, sistema e aceitação). Deverão ser ainda criadas ferramentas que possibilitem avaliar os resultados dos testes de uma forma mais eficaz e uniforme por todas as equipas

Objetivo

O objetivo do estágio consiste na definição, implementação e configuração de um Test Lab a ser utilizado pela equipa de Software Quality (SWQ) e equipa de desenvolvimento. O Test Lab deverá ter em conta as especificidades de rede e alguns subsistemas dos operadores móveis.
Numa primeira fase do estágio, o aluno deve realizar um estudo detalhado do estado da arte em termos de soluções, ferramentas e frameworks existentes que permitem auxiliar na criação de um ambiente de Testes. Deverá também incluir uma lista exaustiva das respetivas funcionalidades.
De seguida, o aluno deverá realizar um levantamento completo das necessidades e expectativas para o Test Lab. Deverá resultar uma especificação de requisitos.
O aluno deve ter a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação recolhida (de mercado e de requisitos). Esta informação deverá ser depois aplicada no âmbito do estágio.
Como forma de preparação e aprofundamento dos conhecimentos, o estagiário deverá realizar diversas experiências sob a forma de protótipos. De seguida, deverá especificar a arquitectura do Test Lab.
Quando os requisitos e arquitetura estiverem fechados, os conhecimentos tecnológicos consolidados e definidas as tecnologias a utilizar então será iniciada a efectiva implementação do Test Lab.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Levantamento do Estado da Arte
- Especificação dos requisitos
- Aquisição de conhecimentos através da prototipagem
- Desenho da arquitetura da solução
- Desenvolvimentos/Implementação
- Criação de ambientes de teste pré-configurados, recorrendo a virtualização. Deve ser possível a gestão de todo o lifecycle dos ambientes criados.
- Criação de diferentes tipos de configurações de rede (ex: autenticação Wi-Fi web-based)
- Simulação de diferentes tipos de rede (ex: 3G, WiFi)
- Injeção de falhas nas comunicações (ex: packet loss, alteração de pacotes)
- Criação de ambiente para testes de stress e de carga
- Preparação da solução para demonstrações
- Documentação intermédia do estágio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Finalização do desenvolvimento/Implementação do LAB:
- Setup de um IMS Lab (ClearWater)
- Ambiente centralizado para automação de testes em telemóveis/tablets.
- Instalação de ferramentas de Test Management e Continuous Integration.
- Criação de relatório completo sobre a qualidade do software, utilizando ferramentas de análise estática de código e gamification.
- Preparação da solução para demonstrações
- Documentação final de estágio

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Taveiro onde o estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas. O estágio será remunerado.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

O estagiário será acolhido na equipa de Software Quality. É um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para Internet e Telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa de Software Quality.

O estagiário terá acesso aos recursos da equipa de Software Quality e desenvolvimento, e terá à sua disposição um conjunto de Engenheiros experientes que lhe poderão dar ajuda nas dificuldades técnicas.

No final do estágio, será feita uma avaliação do trabalho realizado. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, promove os Scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Nuno Carvalho
nuno.carvalho@wit-software.com 📩