Propostas sem aluno atribuído - Setembro de 2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 09:10:19 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Implementação de uma IP-SM-GW e integração em ambiente IMS

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra (Taveiro)

Enquadramento

Com o lançamento das redes de 4ªgeração baseadas na tecnologia LTE, os operadores de telecomunicações móveis irão gradualmente evoluir as suas infraestruturas para redes “All-IP”.

Este processo de evolução será gradual e durante bastante tempo persistirão em simultâneo os telefones actuais que usam tecnologia circuit-switched e os novos telefones que usam tecnologia LTE.
Para permitir a comunicação por SMS entre estes dois tipos de telefones será necessário que os operadores de telecomunicações móveis instalem nas suas redes um servidor gateway que trate desta conversão. Esse servidor é denominado de IP-SM Gateway.

As gateways IP-SM são elementos de rede normalmente instalados em redes IMS que fazem a conversão bidirecional entre SMS sobre IP e SMS sobre circuit-switched.

Neste sentido, o estudo e desenvolvimento deste tipo de solução antecipa uma necessidade comum a todos os operadores móveis que irão regularmente evoluindo as suas redes móveis para tecnologias de 4ªgeração.

Objetivo

O objectivo do estágio é o desenvolvimento de uma gateway IP-SM que seja instalada numa rede IMS e que possa executar a conversão de mensagens SMS sobre IP e sobre circuit-switched.

O servidor aplicacional será desenvolvido em Java, tirando partido do footprint de código existente na WIT, em especial para o envio e recepção de mensagens SMS usando o protocolo SMPP para comunicar com os Centros de Mensagens SMS (SMSCs).

O envio e recepção de mensagens sobre IP será implementado de raiz e baseadas em especificações existentes como a norma GSMA IR.92 ou o OMA CPM Standalone Messaging Text.

O estagiário deverá começar por conduzir um estudo comparativo de soluções existentes no mercado como forma de identificação de aplicações semelhantes e respectivas funcionalidades.

Seguidamente deverá estudar os protocolos standard a utilizar, de forma a recolher a informação técnica necessária para o estágio.

Deverá efectuar também a análise de requisitos do projecto. Como forma de preparação e aprofundamento dos conhecimentos, o estagiário deverá executar algumas actividades de prototipagem.

Depois da análise de requisitos finalizada, o estagiário deverá avançar para o desenvolvimento das funcionalidades esperadas.

Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento da solução pretendida.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Levantamento do estado da arte e análise das funcionalidades de aplicações semelhantes
- Análise de requisitos dos desenvolvimentos a efectuar
- Elaboração do plano de desenvolvimento
- Prototipagem de algumas funcionalidades
- Instalação e configuração de uma rede IMS no laboratório da WIT
Desenvolvimentos de um protótipo do servidor com:
1. Suporte para envio de SMS por SMPP
2. Suporte para SMS over IP baseado em IR.92
- Preparação da solução para demonstrações internas
- Documentação intermédia do estágio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Desenvolvimento do servidor aplicacional com:
1. Suporte para recepção de SMS por SMPP;
2. Suporte para OMA CPM Standalone Messaging Text.
- Execução e documentação de testes de performance
- Optimizações do software para melhoria de performance.
- Preparação da solução para demonstrações
- Escrita de documentação da solução
- Documentação final de estágio

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Taveiro onde o estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas. O estágio será remunerado.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

Apesar do estagiário ser acolhido pela equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de nenhum produto. É um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa de desenvolvimento.

O estagiário terá acesso aos recursos da equipa de desenvolvimento, e terá à sua disposição um conjunto de Engenheiros experientes que lhe poderão dar ajuda nas dificuldades técnicas.

No final do estágio, será feita uma avaliação do trabalho realizado. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado uma adaptação de SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, define as prioridades do backlog, promove os scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Rui Macedo
rui.macedo@wit-software.com 📩