Propostas sem aluno atribuído - Setembro de 2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-27 03:27:32 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Softphone as a Service

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra (Taveiro)

Enquadramento

A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações como o Grupo Vodafone, Telefónica, France Telecom, Deutsche Telekom, TeliaSonera, Unitel. A WIT pretende prototipar um serviço para permitir aos clientes empresariais configurar e gerar apps de comunicação baseadas em tecnologia IP.É necessário desenvolver uma aplicação servidor, com um interface web, o qual permite a configuração do aspecto visual e das configurações de de uma app móvel. No processo de configuração, o utilizador poderá, através de um QR code, fazer o download da aplicação, ou até iniciar o processo de publicação. Para desenvolver este serviço, a WIT está preparada para acolher um estagiário nos tópicos de VoIP, SIP, VoIP e Android/iOS. O aluno irá adquirir conhecimento valioso sobre protocolos VoIP, IMS, SIP e aplicações de software no domínio das telecomunicações.

Objetivo

O estágio consiste na implementação de um servidor, composto por um interface web e um serviço de compilação em tempo-real de uma aplicação Android. O servidor deverá permitir todos os aspectos visuais e todos os parâmetros de configuração da aplicação móvel, através de um interface fluido. A definição do interface com o utilizador será suportada pela equipa de Designers Gráficos da WIT. A aplicação móvel irá permitir iniciar ou receber chamadas de voz, gerir uma lista de contactos, voicemail e enviar/receber mensagens instantâneas, e será baseada em aplicações já existentes na WIT, mas deverá ser alterada para ser possível a parametrização dos parâmetros definidos no interface web. Para efeitos deste estágio, será apenas considerada uma plataforma que será definida em conjunto com o estagiário (Android ou iOS).O estagiário deve começar por estudar as normas protocolares de VoIP e mensagens instantâneas. Consolidado o conhecimento técnico, deve conduzir um estudo sobre o estado da arte em aplicações móveis geradas automaticamente, com foco especial em aplicações de comunicação. Esta informação deverá ser aplicada no desenvolvimento da solução. Seguidamente, deverá estudar os protocolos standard, de forma a recolher a informação técnica necessária para a fase de implementação do estágio. Segue-se a análise de requisitos do projecto, e a execução de pequenas actividades de prototipagem. Finalizada esta parte, o estagiário deverá avançar para o desenvolv. das funcionalidades.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Estudo da arquitectura IMS e dos protocolos de Voice-over-IP;
- Análise detalhada das funcionalidades propostas para o estágio;
- Levantamento do estado da arte;
- Análise de requisitos;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Desenvolvimento de um interface web, para configuração dos detalhes de ligação SIP da aplicação;
- Prototipagem de uma aplicação Android ou iOS gerada automaticamente;
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Implementação da geração automática da aplicação móvel;
- Implementação no interface web, da costumização do aspecto visual da aplicação móvel;
- Implementação do sistemas de gestão de utilizadores;
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não-funcionais através de benchmarking;
- Documentação final do estágio.

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Taveiro onde o estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas. O estágio será remunerado.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

Apesar do estagiário ser acolhido pela equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de nenhum produto. É um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa de desenvolvimento.

O estagiário terá acesso aos recursos da equipa de desenvolvimento, e terá à sua disposição um conjunto de Engenheiros experientes que lhe poderão dar ajuda nas dificuldades técnicas.

No final do estágio, será feita uma avaliação do trabalho realizado. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, promove os Scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Rafael Maia
rafael.maia@wit-software.com 📩