Propostas sem aluno atribuído - Setembro de 2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-23 18:55:59 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Social Business Intelligence in Healthcare

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

A Teameffort é uma empresa na área das tecnologias de informação, com sede em Aveiro, fundada em 2008. Desenvolvemos aplicações empresariais de telecomunicações, soluções de Business Intelligence e sistemas de Digital Signage.

No conceito tradicional uma solução de BI consiste da criação de relatórios, dashboards, scorecards e ad hoc queries sobre informação do negócio (na forma de KPIs de desempenho) tendo como fonte data warehouses internas ou sistemas externos cuja informação é estruturada.

Com o aumento da popularidade das redes sociais, nomeadamente do Facebook, Twitter e LinkedIn, esta informação tem o potencial para avaliar a opinião do público em produtos, serviços, market trends e concorrência.

Com este estágio a TeamEffort pretende dar continuidade ao trabalho realizado ao longo dos últimos anos, na vertente mais tradicional do BI, de forma a incorporar esta nova fonte de informação, que, pelo acima exposto, terá cada vez mais um peso significativo nas organizações.

Objetivo

Em termos gerais é pretendido avaliar o estado da arte, principais mercados, mecanismos de acesso as principais redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn e Blogs) e análise de algoritmos de processamento de informação. Tendo como objetivo final uma solução “out-of-the-box” para a área da saúde.

Deverá ser avaliado um conjunto de ferramentas candidatas para utilizar neste projecto com vista à definição a definir um conjunto de indicadores padrão que terão de ser exibidos de forma compreensiva em um ou mais dashboards a ser desenvolvidos

A análise de indicadores associados ao tempo de espera para atendimento, marcação de consultas, intervenções cirúrgicas e opiniões sobre os profissionais envolvidos permitirá obter um panorama geral da opinião pública nas redes sociais possibilitando adequar esforços no sentido de melhorar os serviços prestados.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1º Trimestre
- Estudo do estado da arte do Social BI aplicado a soluções empresariais;
- Visão geral sobre enquadramento legal do uso de informação de redes sociais no contexto empresarial;
- Avaliação das ferramentas disponíveis no mercado;
- Avaliação das fontes de dados sociais (blogs, fóruns, redes sociais, etc) mais relevantes para o caso de estudo;
- Seleção de ferramentas de acordo com a sua adequação às especificidades do projecto.

2º Trimestre
- Instalação e configuração das ferramentas candidatas;
- Criação de dashboards para análise de um conjunto de termos de referência a definir;
- Qualificação dos resultados obtidos.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3º Trimestre
- Refinação dos termos de análise e adequação ao caso de estudo;
- Produção de relatório com caracterização das ferramentas analisadas e critérios de decisão. Análise de pontos fortes técnicos de cada solução. Qualificação dos resultados obtidos;
- Construção de dashboards à medida para um conjunto de KPIs pré-configurados para o caso de estudo usando, componentes padrão para a construção de gráficos e tabelas com funcionalidades de drill-up e drill-down.

4º Trimestre
- Implementação ou modificação de componentes de UI específicos que facilitem a interpretação dos resultados;
- Implementação de um interface gráfico para definição e refinação de KPIs;
- Elaboração de relatório final com apreciação sobre o tema, análise crítica sobre os resultados obtidos e passos futuros.

Condições

- Ajudas de custo;
- Equipamento informático ajustado às necessidades do estagiário;
- Prémio mediante a avaliação do resultado final do estágio;
- Horário flexível e adaptado às necessidades do estagiário;
- Apoio regular por parte da equipa de trabalho;
- Possível admissão na empresa mediante desempenho.

Observações

Local de trabalho: Instalações da empresa.

Selecção: Os alunos interessados devem enviar o CV em formato Europass para jobs@teameffort.pt.

Ferramentas a utilizar:
As ferramentas e tecnologias a utilização, serão alvo do âmbito do próprio estágio. No entanto estão identificadas duas soluções (uma comercial e a outra open source) que vão servir de base de referência para o trabalho.

Referências bibliográficas :
Mihaela Muntean, Liviu Gabriel Cabău, Vlad Rînciog - “Social Business Intelligence: A New Perspective for Decision Makers”, West University of Timisoara, Romania, (2014) 562 – 567
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042814020680

Bonchi, F., Castillo, C., Gionis, A., and Jaimes, A. 2011. “Social network analysis and mining for business applications” http://chato.cl/papers/bonchi_castillo_gionis_jaimes_2011_social_network_analysis_business.pdf

CIOWhitePapers, Social Media and Business Intelligence, http://bookboon.com/en/social-media-and-business-intelligence-ebook

Harrysson, M., Metayer, E., & Sarrazin, H. (2012). “How social intelligence can guide decisions”, McKinsey Quarterly - http://www.mckinsey.com/insights/high_tech_telecoms_internet/how_social_intelligence_can_guide_decisions.

Johan-Eerik Haataja (2011) , Aalto University, “Social media as a source of competitive intelligence in a pharmaceutical corporation”
http://lib.tkk.fi/Dipl/2011/urn100556.pdf

Joeri Heijnen (2012), Faculty of Technology, Policy and Management, “Social Business Intelligence” http://repository.tudelft.nl/assets/uuid:30773ada-8e4f-462a-a5c2-b0a4547aadfa/SPM5910_-_Master_Thesis_-_Joeri_Heijnen_Repository_version.pdf

Orientador

Carlos Dias
cdias@teameffort.pt 📩