Propostas sem aluno atribuído - Setembro de 2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-25 08:52:13 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Arquitetura de segurança para a Internet dos Objetos: segurança fim-a-fim.

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

DEI-CISUC

Enquadramento

A integração de redes de sensores sem fios com a Internet motiva atualmente inúmeros esforços de investigação e desenvolvimento ao nível da industria e comunidade académica, e espera-se que num futuro próximo tais sensores possam estar integrados de forma totalmente transparente com a Internet. Neste contexto, a segurança afigura-se como vital para que a arquitetura atual de comunicações e segurança da Internet evolua para suportar a chamada Internet dos Objetos (Io). A IoT irá ser suportada por protocolos como o 6LoWPAN, ROLL e CoRE, que permitem já dispor de uma pilha protocolar para a integração de redes de sensores com a Internet utilizando mecanismos standard de comunicação. O grande desafio neste momento consiste na implementação de segurança na presença de tais mecanismos, em particular para proteger comunicações fim-a-fim entre dispositivos sensores e outros sistemas na Internet.

Objetivo

Os objectivos do estágio centram-se no estudo e aplicação de mecanismos de segurança a ambientes de comunicação de sensores inteligentes com a Internet, em particular no contexto da utilização da tecnologia 6LoWPAN e restantes protocolos em desenvolvimento no IETF [1] (RPL, CoAP, DTLS). Tais mecanismos dirão respeito a mecanismos de segurança já adoptados por grupos do IETF e também mecanismos desenvolvidos e propostos no âmbito do Estágio.

Ao presente trabalho deverão candidatar-se alunos motivados para a realização de investigação e com gosto por trabalho Laboratorial. O interesse pelas áreas de redes de computadores e segurança é igualmente importante. O estágio terá necessariamente uma componente de investigação e testes, bem como de programação de sensores utilizando o sistema operativo TinyOS (http://www.tinyos.net/). Dado o seu carácter de investigação, espera-se que o trabalho a desenvolver resulte na elaboração de propostas científicas a publicar em conferências internacionais nas áreas de segurança em redes de sensores e redes de computadores, bem como na proposta e discussão de novos mecanismos no contexto de grupos de normalização do IETF.

[1] Palattella, Maria Rita, et al. "Standardized protocol stack for the internet of (important) things." Communications Surveys & Tutorials, IEEE 15.3 (2012): 1389-1406.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o primeiro semestre o estagiário deverá efectuar um estudo sobre o estado da arte das soluções de segurança disponíveis para ambientes de integração de sensores com a Internet. Como resultado final do trabalho a desenvolver durante o primeiro semestre, serão propostos os mecanismos de segurança a implementar e testar durante a segunda parte do estágio, bem como definidos os testes a levar a cabo para a sua validação. Desta forma, os objectivos do primeiro semestre são os seguintes:

1. Estudo do estado da arte das soluções atuais de comunicação que possibilitam a integração de redes de sensores inteligentes com a Internet.

2. Estudo do estado da arte das soluções atuais de segurança para a integração de redes de sensores inteligentes com a Internet.

3. Familiarização com o ambiente de programação de sensores sem fios utilizando o sistema operativo TinyOS.

4. Definição de mecanismos de segurança aplicáveis a comunicações fim-a-fim em ambientes IoT.

5. Identificação dos testes a efetuar para validação dos mecanismos de segurança propostos anteriormente.

6. Elaboração da documentação (em cada uma das fases) e relatório intermédio de estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o segundo semestre o estagiário deverá implementar os mecanismos de segurança definidos na primeira parte do estágio. Os testes necessários à validação destes mecanismos serão realizados em ambiente Laboratorial e com ligação dos sensores à Internet utilizando o protocolo IPv6. Espera-se desta forma utilizar cenários reais que permitam a validação correta dos mecanismos de segurança a desenvolver no contexto da integração dos sensores com a Internet. Os objectivos para o segundo semestre são desta forma os seguintes:

1. Implementação dos mecanismos de segurança e sua integração no sistema operativo TinyOS.

2. Teste e avaliação do funcionamento dos mecanismos de segurança implementados em ambiente Laboratorial e ambiente real (ligação dos sensores à Internet utilizando IPv6). Estes testes permitirão aferir da manutenção de níveis aceitáveis de segurança na presença de ataques.

3. Produção de propostas técnicas a submeter no contexto dos esforços de normalização do IETF, na forma de Internet Drafts.

4. Produção de propostas científicas a submeter a conferenciais internacionais nas áreas de redes de sensores e segurança.

5. Elaboração da documentação (em cada uma das fases) e relatório final de estágio.

Condições

O aluno irá desenvolver o seu trabalho nas instalações do Laboratório de Comunicações e Telemática do CISUC, onde disporá de um local de trabalho fixo bem como de todos os recursos necessários. O Laboratório dispõe igualmente de sensores de diversos tipos e do equipamento necessário à implementação e teste das soluções a desenvolver. As propostas de mecanismos de segurança desenvolvidos no presente Estágio que sejam aceitas em conferências Nacionais ou Internacionais, bem como as que possam ser apresentadas e discutidas em encontros do IETF, poderão ser alvo de financiamento.

Observações

Para qualquer dúvida ou esclarecimento por favor contacte jgranjal@dei.uc.pt (Gab. D3.22).

Orientador

Jorge Granjal
jgranjal@dei.uc.pt 📩