Propostas sem aluno atribuído - Setembro de 2014

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 05:20:55 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

cardioRisk  Avaliação do risco cardiaco com base na variabilidade do ritmo cardiaco

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

DEI

Enquadramento


Este projecto insere-se no contexto da gestão das doenças cardiovasculares.
Neste contexto, o desenvolvimento de soluções capazes de permitir avaliar precocemente o risco de eventos críticos é essencial. Se disponiveis, é possivel aos clinicos agir antecipadamete de forma a tomar as medidas adequadas.
As novas tecnoligias de informação tem permitido implementar soluções para a recolha de várias fontes de informação, não-intrusivas de baixo custo, das quais se destaca o electrocardiograma.

Objetivo

O seu principal objectivo científico é o desenvolvimento de algoritmos e modelos clínicos personalizados para a avaliação do risco cardiovacular de forma a estratificar os doentes de acordo com as suas necessidades em termos de cuidados médicos. Dar-se-á particular atenção a parâmetros extraidos da análise da variabilidade do ritmo cardíaco, a partir do electrocardiograma.
A pertinência da solução será avaliada através de um estudo hospitalar, a decorrer no Centro Hospitalar Leiria Pombal.
Este estágio será suportado pelo projecto cardioRisk: Personalized Cardiovascular Risk Assessment through Fusion of Current Risk Tools, financiado pela FCT (PTDC /EEI-SII/2002/2012).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Estudo do problema e revisão do estado da arte
Setembro 2014 / Janeiro 2015
Resultados esperados: relatório sobre o estado da arte relativa à analise da variabilidade do ritmo cardiaco e sua aplicaçãoao ao risco cardiovascular. Em particular espera-se a identificação não só dos desafios mas também dos parâmetros possíveis de extrair a partir de um electrocardiograma e a sua relação com o risco cardiovascular.
Outro dos desafios é que outra informação (dados de sinais fisiologicos, parametros vitais diariamente recolhidos) pode ser combinada para a avaliação do risco

Plano de Trabalhos - Semestre 2


2. Desenvolvimento de algoritmos de risco cardiaco
Fevereiro 2014 / Maio 2015
Esta tarefa tem por objectivo o desenvolvimento de algoritmos para a avaliação de risco cardiovascular com base nos sinais adquiridos na fase anterior (nomeadamente o ECG).
Com especial relevância na avaliação do risco são os parâmetros que resultam da análise da variabilidade do ritmo cardíaco (HRV-heart rate variability), que se espera explorar com detalhe neste estágio.
Note-se que, numa fase inicial, quando ainda não existirem dados reais, a validação será suportada usando bases de dados privadas (HeartCyle) e públicas (Physionet).
Esta fase inclui: 2) implementação de algoritmos; 3) validação; 4) incorporação de outra infromação clínica.

3. Escrita da tese
Maio 2015 / Junho 2015

Condições

O trabalho decorrerá nos Laboratórios do Grupo de Computação Adaptativa do CISUC, no DEI.
Possibilidade de bolsa de investigação no âmbito do projecto cardioRisk- FCT.

Observações

Os algoritmos devem preferencialmente ser implementados em Matlab.

Orientador na Entidade Acolhedora
Jorge Henriques
jh@dei.uc.pt
Co-Orientadores na Entidade Acolhedora
Simão paredes
sparedes@isec.pt

Orientador

Jorge Henriques
jh@dei.uc.pt 📩