Propostas de Estágio 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 04:42:42 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Aplicação para Dispositivos Móveis de uma Solução de Monitorização de IT

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A Guberni é especialista em soluções de gestão de infra-estruturas e serviços de Tecnologias de Informação (TI). Presta serviços de consultoria e desenvolvimento à medida e no final de 2011, lançou para o mercado global uma solução de gestão de infra-estruturas de Tecnologias de Informação em modelo Software as a Service.
A solução permite monitorizar a performance e disponibilidade de infra-estruturas de Tecnologias de Informação. Com esta solução a Guberni pretende endereçar o mercado global das pequenas e médias empresas, com necessidade de gerir uma infra-estrutura tecnológica, mas que não dispõem de recursos ou know-how suficientes para operacionalizar as soluções actuais dos grandes fabricantes mundiais.
A solução é constituída por agentes que se instalam facilmente nos servidores dos clientes, de forma a monitorizar os recursos dos sistemas e aplicações. Os dados recolhidos por estes agentes são enviados de forma segura, pela internet, para uma aplicação central instalada em servidores da Guberni.

O estágio será enquadrado na unidade de desenvolvimento e investigação da empresa e pretende contribuir para o desenvolvimento de uma aplicação mobile da solução de monitorização.
A versão mobile deverá permitir ao utilizador:
- Consultar as propriedades de cada recurso gerido, por exemplo para um servidor poderá consultar as características de Hardware, serviços ou processo em execução, placas de rede, etc
- Visualizar rapidamente o estado de todos os recursos geridos (servidores, base de dados, aplicações, sites, etc);
- Consultar os alarmes gerados e permitir tomar acções sobre eles, por exemplo, introduzir anotações, fechar os alarmes, etc;
- Consultar as métricas recolhidas em formato gráfico.

O aluno estagiário, independentemente das tecnologias adoptadas, irá ter contacto com as seguintes tecnologias/técnicas: ASP.NET/C#, Java2 SE, MySQL, MongoDB, REST, XML e Ajax.

Objetivo

Consideramos dois tipos de objectivos para o estágio:
- O resultado final do trabalho: Módulo a implementar.
- Familiarização do estagiário com metodologias ágeis de desenvolvimento de Software (Kanban) e com as práticas de engenharia utilizadas (integração continua; testes unitários, etc).

Módulo a implementar
O estagiário será responsável pela implementação do módulo “Aplicação para Dispositivos Móveis de Solução de Monitorização IT”.
Serão realizadas as seguintes tarefas:
- Especificação dos Requisitos, com a colaboração do orientador de estágio, em forma de User Stories (a guberni utiliza uma metodologia Ágil de desenvolvimento de Software, baseado em Kanban onde os requisitos são elaborados em forma de User Stories).
- Investigação sobre as tecnologias actualmente existentes e sua possível aplicação na implementação da solução, serão efectuadas pequenas aplicações práticas para aferir da validade da utilização de cada uma das tecnologias.
- Elaboração de documento técnico de desenho da solução onde será definida a arquitectura da solução, os componentes integrantes e o modelo de dados
- Implementação da solução: Implementação dos módulos com base nas especificações e opções resultantes das tarefas anteriores.

A solução a implementar deverá cumprir os seguintes requisitos mínimos:
-Deverá ser uma aplicação instalável no dispositivo móvel, que funcione com uma interface gráfica obtida com recurso a um servidor HTTP;
- A solução deverá ser compatível com o sistema Android, e se possível, também com IOS e Windows Phone;
- O utilizador deverá ter a possibilidade de visualizar as propriedades dos recursos geridos (servidores, base de dados, aplicações, processos, sites, etc.), alarmes e métricas. Deverá ainda ser possível parametrizar algumas configurações da aplicação;

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o primeiro semestre irão ser estudados e elaborados os requisitos da solução, definida a arquitectura e as tecnologias a usar que deverão responder aos requisitos identificados.

- 17 a 21 de Setembro de 2012: Tomada de conhecimento do âmbito do projecto e primeiro contacto com a arquitectura do produto.
- 24 de Setembro a 5 de Outubro de 2012: Elaboração dos requisitos da solução a implementar;
- 8 a 19 de Outubro: Análise de soluções já existentes que sejam similares àquela a desenvolver.
- 22 de Outubro a 9 de Novembro: Análise das tecnologias a utilizar, com recurso a variados testes, a fim de identificar a que melhor se adequa às necessidades.
- 12 a 30 de Novembro: Definição da arquitectura da solução.
- 3 a 28 de Dezembro: Primeiros testes de implementação, para verificar a aplicabilidade das tecnologias escolhidas, na arquitectura em questão.
- 31 de Dezembro a 25 de Janeiro: Elaboração do Relatório Final
- 28 de Janeiro a 1 de Fevereiro: Planeamento da fase seguinte (segundo semestre).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o segundo semestre será desenvolvida a solução, com base no documento elaborado no semestre anterior.
11 a 15 de Fevereiro: Planeamento das fases de desenvolvimento da aplicação
18 de Fevereiro a 31 de Maio: Implementação e testes à solução
3 a 28 Junho: Elaboração do Relatório Final

Será utilizada uma metodologia Ágil de desenvolvimento de Software, baseado em Kanban.

Condições

O estágio será não renumerado.
O local de estágio será nas instalações da guberni em Coimbra. Ao estagiário será disponibilizado um posto de trabalho e um ambiente de desenvolvimento e testes.

Orientador

Tiago Jorge
tiago.jorge@guberni.com 📩