Propostas de Estágio 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 07:00:43 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

SIGER

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

IPN-Incubadora de empresas

Enquadramento

A presente proposta de estágio está inserida dentro do projecto SIGER (Sistema Integrado de Gestão e Exploração para a Restauração) da empresa Softkom2, no qual a Universidade de Coimbra participa. Este projecto, aprovado no âmbito de um programa QREN, está neste momento a ser desenvolvido.
Actualmente o negócio de restauração, especificamente o de venda de bebidas ao público, como é o caso de bares e discotecas, apresenta diversos problemas cuja solução pode passar pela utilização integrada de novas tecnologias. Embora o panorama tenha vindo a melhorar, com a adopção de alguns meios informáticos de apoio à venda/gestão por parte de muitos estabelecimentos, a maioria apenas funciona com um software Point of Sale (POS) básico. Mesmo algumas das opções já disponibilizadas pelo software existente no mercado não são na maioria das vezes aproveitadas, devido à dificuldade da sua aplicação à realidade da maioria dos estabelecimentos. De entre estes problemas destaca-se a gestão ineficiente devido à ausência de ferramentas simples, a inexistência de uma visão global sobre o negócio, a inexistência de controlo efectivo dos artigos em stock, a ausência de indicadores de gestão, a ocorrência de actividades paralelas dentro dos estabelecimentos comerciais.

O software a desenvolver no âmbito do projecto SIGER, pretende dar resposta aos problemas explicitados e ir mais além, permitindo um sistema integrado, envolvendo novas ferramentas de software em conjunto com novas opções de hardware incluindo Radio-Frequency IDentification (RFID) e/ou a Near Field Communication (NFC), que proprietários, empregados e clientes podem usar em seu benefício. Esta nova abordagem permitirá uma gestão mais cuidada, consciente e dinâmica, um aumento da produtividade e consequente rentabilidade, e também um foco no cliente final, até agora um participante passivo em todo o processo. A solução encontrada deverá ser também facilmente usada e instalada, tendo em vista os diversos tipos de clientes finais e o mercado internacional.
O projecto SIGER conta com a colaboração da Universidade de Coimbra e do Laboratório de Automática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes (IPN-LAS). Conta também com parcerias nacionais e internacionais na área de software e equipamento para restauração, nomeadamente do Grupo PIE (responsável pelo desenvolvimento e comercialização da plataforma PingWin e WinRest) e da Bleep.

Objetivo

O projecto SIGER, no âmbito do qual este estágio é lançado, tem uma duração estimada de 2 anos, tendo já sido iniciada neste momento a fase de especificação inicial. A aplicação a desenvolver será construída em cima de uma plataforma já existente e que contém todas as funcionalidades básicas necessárias, incluindo o suporte à facturação. Esta plataforma, denominada PingWin, foi desenvolvida pela mesma equipa que produziu o WinRest, uma das marcas de referência no software de restauração em Portugal. A aplicação irá incluir diversos módulos, dos quais se destacam a Gestão de entradas no estabelecimento, Gestão de stocks, Vendas/Facturação, Gestão de Promoções, Controlo de dispensadores automáticos de bebidas e a Gestão de consumos. Adicionalmente, a aplicação terá ligação a dispositivos de hardware específicos para restauração (incluindo POS e dispensadores automáticos de bebidas).
Pretende-se que o estagiário, depois de uma formação inicial, integre a equipa de desenvolvimento do projecto, participando na fase final da especificação e na fase de implementação. O estagiário terá também de interagir com elementos externos à empresa, quer para a definição de interfaces entre módulos de software, como para a realização de testes de integração. Adicionalmente poderá ser requerida a interacção com fabricantes de hardware parceiros do projecto.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Formação sobre a framework PingWin nas instalações do Grupo PIE (Set)
2. Análise do estado da arte das aplicações usadas na área da restauração (Set)
3. Participação na fase final de especificação do SIGER (Out)
3.1. Especificação da arquitectura global do sistema
3.2. Especificação da base de dados de suporte
3.3. Especificação em detalhe de alguns dos módulos
3.4. Definição do interface com módulos que irão ser realizados por equipas externas à empresa
4. Testes e exploração das ferramentas de desenvolvimento (Nov e Dez)
4.1. Especificação e implementação de uma "personalidade" de teste baseada na plataforma PingWin.
5. Escrita do relatório de estágio intermédio (Jan)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1. Desenvolvimento da aplicação de acordo com a especificação. (Fev a Abr)
1.1. Implementação de alguns dos módulos.
1.2. Integração de alguns dos módulos com dispositivos de hardware (Dispensadores automáticos de bebidas).
1.3. Realização de testes unitários
2. Testes de integração (Mai)
2.1. Construção de um pequeno protótipo parcialmente funcional para testes
2.2. Realização dos testes
3. Elaboração do relatório final de estágio (Jun)

Condições

O aluno irá desenvolver o seu trabalho na incubadora de empresas do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.

Orientador

Vasco Pereira
vasco@dei.uc.pt 📩