Propostas de Estágio 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-28 23:14:02 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

MAYBE: MEO Active Behavior prEdiction

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

O MEO (http://www.meo.pt/) conta já com mais de um milhão de utilizadores em Portugal. Cada dispositivo MEO colocado em casa dos clientes (i.e. a “Box”) gera uma vasta quantidade de dados resultantes da interacção do utilizador com o sistema. Os eventos ricos no seu conteúdo são enviados para a Portugal Telecom que, neste momento, simplesmente os ignora. No entanto, a sua significância e nível de detalhe podem ser usados para explorar o comportamento dos utilizadores. O uso de métodos adequados, tais como algoritmos de “process mining”, permite tratar os milhões de eventos gerados e identificar comportamentos e acções de interacção entre clientes e o MEO. Essa informação é uma mais-valia para a Portugal Telecom dado que lhe permitirá perceber as preferências e hábitos dos clientes no uso da TV, Internet, e telefone. A informação gerada sobre a previsão de acções futuras irá ser utilizada pela Portugal Telecom para realizar “targeted marketing”, i.e. seleccionar conteúdos e ofertas promocionais com base na previsão de acções com o sistema MEO.

Objetivo

Na previsão de acções, o nosso objectivo é extrair conhecimento dinâmico a partir de eventos para prever o comportamento (i.e. as acções) futuro dos utilizadores quando estes interagem com tecnologia, como por exemplo quando interagem com o MEO. O sistema a desenvolver terá como entrada um conjunto de eventos resultante da interacção dos clientes com a “Box” e terá como saída uma previsão da próxima acção que o utilizador irá executar. O sistema de previsão de comportamento analisará eventos para extrair conhecimento sobre os processos que modelam o comportamento dinâmico dos utilizadores usando relações temporais, como sejam “antes”, ”depois”, ”durante”, ”enquanto”.

Este projecto está integrado num projecto mais amplo que visa também prever a localização futura de um utilizador com base na sua posição GPS. Este segundo projecto será realizado também no âmbito de uma tese de Mestrado e será orientado pelo Prof. Carlos Bento. Como se pode constatar, ambos os projectos visam prever um elemento que ocorrerá no futuro: o comportamento e a posição física. Serão criadas sinergias entres estes dois projectos para maximizar os resultados científicos e académicos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

(a) Use-case com previsão da próximo acção (Setembro de 2012)

(b) Especificação de requisitos e estudo das tecnologias usadas no projecto (Outubro a Novembro de 2011). Análise e definição dos requisitos do sistema a desenvolver.

(c) Arquitectura e design (Dezembro de 2012 a Janeiro de 2013) – definição do design detalhado arquitectura do sistema a implementar até final do Estágio. Prototipagem rápida para ilustrar e ajudar a definir os requisitos funcionais assim como gerar a primeira versão do sistema.

(d) Escrita e defesa do relatório intermédio de estágio (Dezembro de 2012 e Janeiro de 2013).

(e) Primeiro protótipo (R3/R4::28 de Fevereiro de 2013). Descrição da primeira versão da abordagem/algoritmo/use-case com previsão da próxima acção.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

(f) Construção (R5::Fevereiro a Maio de 2013) – Codificação dos módulos definidos. 2ª versão do use-case incluindo previsão melhorada da próxima acção

(g) Testes (Abril a Junho de 2013) – definição e execução dos casos de teste dos diversos módulos.

(h) Documentação (a decorrer ao longo de todo o estágio) – integração e revisão da documentação produzida em cada fase do estágio no conjunto de documentos finais que descrevem o trabalho efectuado tecnicamente e na perspectiva do utilizador.

(i) Escrita e defesa do relatório de estágio (R6::Maio a Julho de 2013). Entrega da versão final do use-case e documentação técnica.

Condições

Este trabalho será realizado no DEI/Universidade de Coimbra. Será disponibilizado um local de trabalho apropriado e todos os recursos computacionais necessários. Estágio remunerado.

Orientador

Jorge Cardoso
jcardoso@dei.uc.pt 📩