Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 04:49:09 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Implementação de um serviço de audio/video conferência usando o protocolo SIP

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A WIT Software fornece aplicações de telecomunicações a nível mundial, para clientes tais como o Grupo Vodafone ou o Grupo Telefonica. Esta proposta integra-se no desenvolvimento de aplicações servidor em operadores de telecomunicações móveis.

A infraestrutura de rede de operadores de telecomunicações móveis que fornecem serviços 3G ou 4G assenta numa arquitectura IMS (IP Multimedia Subsystem). Esta arquitectura divide a rede em componentes lógicos, e permite que sejam desenvolvidas novas soluções de voz e vídeo utilizando protocolos standard, baseados em SIP (Session Initiation Protocol).

Um dos serviços mais solicitados por clientes empresariais é o sistema de conferencia de voz e vídeo, que permite efectuar reuniões virtuais, usando uma infraestrutura de comunicações.

Desde o sucesso de aplicações com o WebEx e o Skype que o mercado empresarial começou a usar este tipo de serviços de vídeo-conferencing sobre IP para realizar reuniões remotas.

Pretende-se neste estágio que o aluno adquira conhecimentos avançados em aplicações de áudio/vídeo conferência para mais tarde ser incluído na equipa de produto.

O estagiário será englobado na equipa de desenvolvimento, tendo acesso aos recursos computacionais e a um conjunto colaboradores experientes que lhe poderão ajudar quando tiver dificuldades técnicas.

Apesar do estagiário ser incluído na equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de produto. Isto é apenas um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é apenas fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa oficial de desenvolvimento.

No final do estágio, o estagiário terá conhecimento detalhado sobre sistemas VoIP e a sua utilização dentro da arquitectura de operadores de telecomunicações.

Objetivo

O objectivo do estágio é a implementação de um serviço de conferencia de voz e vídeo na rede IMS, utilizando o protocolo SIP. O estágio inclui ainda o desenvolvimento das funcionalidades de gestão da conferencia (gestão de utilizadores e acesso ao sistema) e a integração com as aplicações já existentes de colaboração.

O estagiário deverá começar por conduzir um estudo sobre o estado da arte sobre funcionalidades de vídeo-conferência sobre IP. Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento da solução pretendida.

Seguidamente deverá estudar os protocolos standard (SIP, RTP) e deverá adquirir conhecimentos sobre a lista dos melhores codecs para transmissão áudio e vídeo em redes de telecomunicações.

Deverá depois efectuar a análise de requisitos do projecto. Nesta fase, o estagiário deverá executar algumas actividades de prototipagem para adquirir conhecimentos práticos.

Depois da análise de requisitos finalizada, o estagiário deverá avançar para o desenvolvimento das funcionalidades desenhadas.

A aplicação estará incluída no ambiente de testes IMS da WIT e deverá estar disponível para demonstrações internas. No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Análise detalhada das funcionalidades;
- Levantamento do estado da arte;
- Análise de requisitos dos desenvolvimentos a efectuar;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Prototipagem de uma aplicação SIP no ambiente IMS;
- Desenvolvimento de aplicação inicial:
1. Conferência de áudio;
2. Gestão de utilizadores;
3. Integração com uma aplicação de PC;
- Documentação intermédia do estágio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Finalização dos desenvolvimento:
1. Conferencia de vídeo;
2. Gestão da conferência em tempo-real via web;
3. Integração com uma aplicação de comunicação via Web;
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não funcionais;
- Estudos de benchmarking e análise de QOE;
- Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Coimbra. O estagiário terá ao seu dispor os recursos necessários para desempenhar as suas tarefas.

O estágio será remunerado de acordo com a remuneração de um estágio profissional.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado uma adaptação de SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, define as prioridades do backlog, promove os scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Carlos Ferreira
carlos.ferreira@wit-software.com 📩