Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-28 22:06:17 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de aplicações de Rich Communications para Android

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A WIT Software fornece aplicações de telecomunicações a nível mundial, para clientes tais como o Grupo Vodafone e o Grupo Telefonica. Esta proposta integra-se no desenvolvimento de aplicações cliente para operadores de telecomunicações móveis.

A empresa desenvolveu no passado uma package de aplicações de comunicação para operadores de telecomunicação. Essa package tem aplicações para PC, Android, iPhone e Web. Inclui ainda um Application Server, implementado em SIP e que se pode integrar numa rede IMS dos Operadores de Telecomunicações.

As aplicações referidas permitem aos utilizadores comunicar entre si utilizando voz, vídeo, mensagens instantâneas (IM) e mensagens SMS/MMS. Permitem ainda a gestão da lista de contactos com informação de presença. Essas aplicações estão integradas com as redes dos operadores móveis, bem como outra redes de comunicação de mensagens instantâneas.

O standard RCS (Rich Communication Suite) foi definido pela GSMA (associação de operadores criada para definir as redes móveis GSM) para normalizar a implementação de aplicações que irão substituir as funcionalidades de voz e SMS existentes nos telemóveis actuais. As aplicações que seguem esse standard (RCS) são interoperáveis e permitem a comunicação entre utilizadores de diferentes operadores, diferentes redes e até em situações de roaming.

É neste enquadramento que a WIT pretende explorar a integração de novas funcionalidades em aplicações RCS para Android, incluindo as mais recentes especificações definidas pela GSMA (Release 5.0).

O estagiário terá acesso aos recursos da equipa de desenvolvimento, e terá à sua disposição um conjunto de Engenheiros experientes que lhe poderão dar ajuda nas dificuldades técnicas.

Apesar do estagiário ser incluído na equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de produto. Isto é apenas um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é apenas fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa oficial de desenvolvimento.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre RCS, sistemas IMS e a sua arquitectura e sobre desenvolvimento de aplicações para Android.

Objetivo

O objectivo do estágio consiste na implementação de uma aplicação de comunicações Android de acordo com o standard RCS, que se liga a uma rede IMS, utilizando o protocolo SIP, e fazendo uso de todas as funcionalidades de voz, vídeo, SMS/MMS e IM.

Com o auxílio de um tutor, o estagiário deverá começar por estudar a especificação RCS e a integração de aplicações com sistemas IMS de forma a ganhar conhecimento sobre o funcionamento do protocolo e a recolher a informação técnica necessária para a fase de implenetação do estágio.

O estagiário deverá conduzir depois um estudo sobre o estado da arte no que toca a implementações actuais de aplicações RCS, bem como uma análise detalhada às diferenças entre o RCS versão 5.0 e a versão anterior.

Como forma de preparação e aprofundamento dos conhecimentos, o estagiário deverá executar primeiro algumas actividades de prototipagem.

Depois da análise de requisitos finalizada, o estagiário deverá avançar para o desenvolvimento das funcionalidades desejadas.

A aplicação deverá ser incluída no ambiente de testes IMS da WIT e deverá estar disponível para demonstração interna e estudos de benchmarking. No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Análise detalhada das funcionalidades
- Levantamento do estado da arte e análise das funcionalidades de aplicações semelhantes
- Análise de requisitos dos desenvolvimentos a efectuar
- Elaboração do plano de desenvolvimento
- Prototipagem de algumas funcionalidades
- Desenvolvimento das seguintes funcionalidades:
1. Importação de lista de contactos nativa;
2. Detecção de contactos RCS;
3. Intercepção de SMS;
4. Envio de SMS;
5. Integração de SMS com IM;
6. Chat (1 to 1);
- Documentação intermédia do estágio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Desenvolvimento das seguintes funcionalidades:
1. Presença;
2. Chamadas de voz;
3. Partilha de ficheiros;
4. Chat (1 to many);
5. Store & Forward;
6. Partilha de localização;
- Preparação da solução para demonstrações
- Documentação final de estágio
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não funcionais através de benchmarking;
- Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Coimbra. O estagiário terá ao seu dispor os recursos necessários para desempenhar as suas tarefas.

O estágio será remunerado de acordo com a remuneração de um estágio profissional

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado uma adaptação de SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, define as prioridades do backlog, promove os scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Tiago Leitao
tiago.leitao@wit-software.com 📩