Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 02:36:28 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de uma Aplicação de Comunicação Audio/Vídeo num Browser Web usando WebRTC/HTML5

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

WIT Software, Coimbra

Enquadramento

Esta proposta de estágio visa o estudo do HTML5 e do WebRTC para desenvolver protótipos de comunicação vídeo através de um browser de Internet.

Este exercício de prototipagem integra-se na exploração de novas funcionalidades para a aplicação Web Communicator, desenvolvida pela WIT Software para operadores de telecomunicação. A aplicação Web Communicator está englobada no pacote de produtos WIT Communications Suite (WCS).

As aplicações WCS oferecem um serviço de comunicações integradas incluindo funcionalidades de voz, vídeo, mensagens instantâneas (IM) e mensagens SMS/MMS, presença e partilha de conteúdos. As aplicações estão integradas com as redes dos operadores móveis, bem como outra redes de comunicação de mensagens instantâneas. Para mais informações sobre o Web Communicator consultar:
http://www.wit-software.com/products/wit-web-communicator/

Como parte da evolução dos standards HTML5, o WebRTC (Web Real Time Communication) está em desenvolvimento pelos fornecedores de browsers (Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer). O WebRTC vai permitir que aplicações web efectuem comunicações em tempo-real de voz e vídeo, sem a necessidade e instalar plugins nos browsers.

O Web Communicator (referido anteriormente) foi desenvolvido em Adobe Flash. O objectivo deste estágio é desenvolver um protótipo usando HTML5 e WebRTC. O resultado final será avaliado e será depois tomada uma decisão sobre a maturidade dessas tecnologias Web para o desenvolvimento futuro de soluções de comunicação áudio/vídeo na Internet.

O estagiário terá acesso aos recursos da equipa de desenvolvimento, e terá à sua disposição um conjunto de Engenheiros experientes que lhe poderão dar ajuda nas dificuldades técnicas.

Apesar do estagiário ser incluído na equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de produto. Isto é apenas um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é apenas fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa oficial de desenvolvimento.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre HTML5/WebRTC, protocolo SIP e comunicação áudio/vídeo em ambientes IP.

Objetivo

O objectivo do estágio é a implementação das funcionalidades existentes no WIT Web Communicator, utilizando tecnologia WebRTC e HTML5, sem recorrer a software adicional instalado no browser.

O desenvolvimento será focado na aplicação cliente WIT Web Communicator, utilizando versões ainda em desenvolvimento dos browsers, que suportam WebRTC (Google Chrome e Firefox serão o alvo dos protótipos).

O estagiário deverá começar por conduzir um estudo sobre o estado da arte em tecnologias web para comunicação em tempo-real. Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento da solução pretendida.

Seguidamente deverá estudar os protocolos e linguagens a utilizar, de forma a recolher a informação técnica necessária para o estágio.

Deverá efectuar também a análise de requisitos do projecto. Como forma de preparação e aprofundamento dos conhecimentos, o estagiário deverá executar algumas actividades de prototipagem.

Depois da análise de requisitos finalizada, o estagiário deverá avançar para o desenvolvimento das funcionalidades esperadas.

A aplicação deverá ser incluída no ambiente de testes IMS da WIT e deverá estar disponível para demonstração interna e estudos de benchmarking. No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Análise detalhada das funcionalidades;
- Levantamento do estado da arte;
- Análise de requisitos dos desenvolvimentos a efectuar
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Preparação de ambiente de desenvolvimento;
- Prototipagem de algumas funcionalidades;
- Desenvolvimento de aplicação inicial:
1. Gestão de contactos;
2. Alteração de perfil;
3. Informação de disponibilidade;
4. Chamadas de voz;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Desenvolvimento da aplicação Web Communicator:
1. Mensagens de Chat e Group Chat;
2. Mensagens SMS e MMS;
3. Chamadas de Vídeo;
4. Partilha de conteúdos durante uma chamada ou chat (imagem; vídeo; localização; contactos);
5. Transferência de ficheiros;
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não funcionais;
- Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Coimbra. O estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários (PCs, Servidores) para desempenhar as suas tarefas.

O estágio será remunerado de acordo com a remuneração de um estágio profissional.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado uma adaptação de SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, define as prioridades do backlog, promove os scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Frederico Lopes
Frederico.lopes@wit-software.com 📩