Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 00:39:04 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Criação do Modelo Individual de Mobilidade

Área Tecnológica

Reconhecimento de Padrões

Local do Estágio

FCTUC

Enquadramento

TICE-Mobilidade é um projecto de I&D que envolve 27 parceiros entre empresas, instituições de investigação e institutos de transferência de tecnologia e tem um orçamento aprovado a 3 anos no valor de 6M€. O Projecto pretende implementar uma plataforma para Sistemas de Mobilidade Centrados no Utilizador.
Um dos serviços a implementar será consequência da investigação desenvolvida no (sub)projecto ECO circuitos, em colaboração com as empresas Smartmove, ISA e Monitar e com a Universidade do Minho. Mais concretamente, o aluno trabalhará no aprofundamento do estado da arte em modelação de padrões de mobilidade individual e na implementação de um modelo adequado.

Objetivo

O objectivo é estudar aprofundadamente o estado da arte sobre modelos recolha de padrões de mobilidade individual . O aluno deverá proceder à identificação de lacunas no estado do conhecimento bem como ao desenvolvimento ou adaptação de novas abordagens de modelação que incluam modos de transporte mais dificeis de detectar (como a bicicleta ou o transporte coletivo vs pedonal e veiculo privado ).
Deverá ainda propor e implementar um modelo adequado para a produção de resposta para um utilizador interessado numa alternativa de transporte.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O planeamento para o primeiro semestre é o seguinte:
- Até 10 de Outubro – Relatório com o estado da arte
- Até 15 de Novembro - Ambientação com o contexto específico do projecto e proposta de modelo e documento de especificação de dados externos para análise
- Até 20 de Dezembro – Estudar o modo de fundir os dados disponíveis de modo a permitir a modelação, incluindo os modos menos usuais especificados
- Janeiro - Relatório intermédio / proposta

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o segundo semestre, o planeamento é o seguinte:
- Até 15 de Abril – Implementação e teste do modelo escolhido
- Até 20 de Maio - Modelos de diagnóstico de problemas e análise e interpretação de dados
- Junho - Escrita e Entrega da dissertação

Condições

Boas capacidades de algoritmia, de modelação e de programação.
Interesse na análise de dados e experiência na área dos transportes serão valorizadas, bem como um bom domínio da língua inglesa.

Observações

Este estágio pode ser remunerado. (Remuneração sujeita a concurso de bolsa investigação do Tice.Mobilidade de acordo com as normas da FCT.)

Orientador

Prof. Carlos Bento
bento@dei.uc.pt 📩