Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 03:29:46 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

GreenHomes Still - Desagregação de consumos individuais a partir das actividades e rotinas domésticas (Projecto Internacional iTEAM)

Área Tecnológica

Sistemas Móvies e Ubíquos

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

A redução de consumos energéticos sem redução de qualidade de vida é hoje uma preocupação maior, seja ao nível planetário, regional ou individual.
As tecnologias de computação móvel e ubíqua disponíveis abrem caminho a soluções ao nível da informação dos utilizadores e da actuação pro-activa com um potencial elevado para se tornarem eficazes numa melhor utilização dos recursos e da sustentabilidade para a vida no nosso planeta.  O projecto iTEAM (integrated Transportation and Energy Activity-based Model), financiado pelo Programa MIT Portugal, em que participam activamente a Universidade de Coimbra (DEI/CISUC), A Universidade do Porto (FEUP), o Instituto Superior Técnico (IST), a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e que recebeu a distinção EUREKA em 2010.  As equipas são heterogéneas mas complementares e o ambiente propicia a quem esteja interessado o desenvolvimento de uma rede de contactos importante.
Neste âmbito particular e no momento, a tarefa principal da FCTUC consiste na recolha e classificação de dados energéticos de uma família e, para casos experimentais, a sua possibilidade de fidedigna desagregação por indivíduo.

Objetivo

Numa primeira fase, pretende-se completar a plataforma Web de aplicações de monitorização do iTEAM de modo a poder receber, via Web, dados de consumo energético agregado de uma habitação transmitidos por canal Wi-Fi. Após o que se implementará a seguinte experiência: numa habitação com 4 a 5 residentes, todas com um smartphone e com rede Wi-Fi acessível,  é instalado equipamento que monitoriza o consumo associado a: i) ao total agregado; ii) a várias tomadas de corrente específicas na residência.
Neste passo, pretende-se, essencialmente, com base nos dados recolhidos ao longo de vários meses e nos perfis construídos para cada utente da casa, um sistema de predição que consiga prever com que probabilidade um determinado equipamento foi ligado/utilizado por cada um dos ocupantes da casa.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Aprofundamento de conhecimentos:   Set-Out 2012
Adaptação da plataforma GreenHomes para interface de contacto com as habitações: Nov 2012
Inquéritos e Setup de equipamentos numa habitação:   Nov 2012
Análise de vários algoritmos de predição candidatos: Dez-Jan 2013
Escrita do relatório intercalar e preparação defesa: Jan-Fev 2013

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Adaptação/melhoramento dos algoritmos de predição:  Fev-Maio 2013
Análise de resultados:  Mar – Maio 2013
Escrita do relatório e preparação defesa: Maio – Jun 2013

Condições

Frequência com aproveitamento na disciplina de Sistemas Ubíquos.

É factor preferencial alunos que tenham desenvolvido nesta disciplina um projecto relacionado com a temática do estágio.

Observações

Este estágio pode ser remunerado. Remuneração sujeita a concurso de bolsa de investigação de acordo com as normas da FCT.

Orientador

Carlos Bento (UC); Ana Maria Almeida
bento@dei.uc.pt 📩