Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 02:10:05 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Proposta e desenvolvimento de um sistema LowCost para a monitorização da qualidade da água em regiões desfavorecidas

Área Tecnológica

Comunicação Telemática

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

A presente proposta tem por objectivo a concepção e o desenvolvimento de um sistema de baixo custo baseado em redes de sensores sem fios para monitorização da qualidade da água. Uma vez documentado e testado, o sistema obtido será aplicado e avaliado na Guiné Bissau, permitindo monitorizar remotamente vários poços que as populações utilizam para a recolha de água para consumo doméstico.
Devido aos problemas estruturais e políticos que enfrenta, a Guiné-Bissau sempre foi confrontada com problemas de degradação e aproveitamento indevido dos recursos hídricos, tal como com a incapacidade de monitorizar as qualidades bacteriológicas e químicas das águas. Por outro lado, existem outras causas de degradação dos recursos hídricos relacionadas com as fossas sépticas e esgotos, estes últimos geralmente deixados a céu aberto. Devido às características urbanísticas e da forma como são construídas as habitações, a maioria da população constrói fossas sépticas e esgotos sem cumprimento de normas ou procedimentos que evitem a contaminações.

Objetivo

O sistema a desenvolver deverá permitir, por análise de parâmetros básicos e por métodos indirectos, detectar situações potenciais de contaminação e, assim, alertar as autoridades sanitárias para uma análise mais rigorosa às águas.
Este trabalho enquadra-se ainda no âmbito dos trabalhos da Organização Engenharia para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária – Associação para a Cooperação, que tem como missão a promoção de actividades voluntárias e solidárias no domínio da Engenharia.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Estudo das Redes de Sensores Sem Fios, dos sistemas operativos TinyOS e Contiki.
Data de início: Setembro 2012
Duração estimada: 2 meses

2) Análise dos requisitos e das actuais soluções existentes no mercado.
Data de início: Setembro 2012
Duração estimada: 2 meses

3) Construção de um protótipo laboratorial.
Data de início: Outubro 2012
Duração estimada: 4 meses

Plano de Trabalhos - Semestre 2

4) Validação e testes.
Data de início: Fevereiro 2013
Duração estimada: 2 meses

5) Avaliação em cenários reais.
Data de início: Abril 2013
Duração estimada: 3 meses

Condições

Observações

Orientador

Jorge Sá Silva Alberto Cardoso
sasilva@dei.uc.pt 📩