Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 02:45:45 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para Definição de Rotas Turísticas

Área Tecnológica

Inteligência Artificial

Local do Estágio

DEI-Laboratório AC

Enquadramento

A proliferação de telemóveis de última geração provocou o desenvolvimento em massa de aplicativos aumentando o número de serviços disponíveis para o utilizador. Na área do turismo, estes aplicativos tem vindo a ser utilizados como guias fornecendo aos utilizadores pequenas caracterizações de uma região ou de um determinado monumento. Contudo, Portugal é um país pequeno onde o número de monumentos com valor patrimonial sobretudo fora dos grandes centros urbanos não abunda. Para além disso, existem ainda dois pontos críticos: o território patrimonial encontra-se bastante descentralizado dificultando a elaboração dos guias e por fim os grandes pólos atractivos como as caminhadas e passeios de btt/jipe (que existem em grande número no nosso país) encontram-se pouco divulgados.

Objetivo

Aproveitando as potencialidades oferecidas pelos telemóveis de última geração, pretende-se com este estágio desenvolver uma aplicação móvel que permita a um utilizador criar a sua própria rota de interesse na cidade, gravando-a e englobando pontos de interesse com uma breve descrição acompanhada de uma fotografia. No final o utilizador pode enviar a rota criada para um servidor central para que fique disponível para outros utilizadores.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

-Realizar uma pesquisa sobre os aplicativos existentes nesta área
-Analisar os pacotes das operadores de telemóveis disponíveis no mercado
-Realizar uma pequena experiência de gravação de coordenadas GPS através do telemóvel.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

-Desenvolver a aplicação para telemóveis android
-Desenvolver interface gráfica
-Desenvolver criação de mapa e pontos de interesse
-Desenvolver servidor central
-Desenvolver aplicativo de comunicação com o servidor central através de envio por mensagem das coordenadas de toda a rota
-Escrita do Relatório de Tese

Condições

Existe a possibilidade de o sistema ser implementado numa autarquia.

Orientador

Pedro Abreu
pha@dei.uc.pt 📩