Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 01:49:41 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Sistema de Deteção de Condução Perigosa através de Coordenadas GPS

Área Tecnológica

Inteligência Artificial

Local do Estágio

DEI-Laboratório AC

Enquadramento

Culturalmente existem povos mais agressivos na condução do que outros. Essa agressividade está normalmente relacionada com a ultrapassagem dos limites de velocidade. Contudo, a definição de condução perigosa caracteriza-se pela execução de um movimento ou conjunto de movimentos que uma vez efectuados coloquem em risco os ocupantes de uma viatura e todos os outros que estejam a utilizar a mesma via de comunicação. Estes movimentos podem ser avaliados através da análise do cruzar de um traço contínuo, execução de movimentos de zig zag na via de comunicação ou exceder a velocidade permitida.

Objetivo

Neste âmbito, propomos a criação e o desenvolvimento de um sistema que baseado em coordenadas GPS de um automóvel numa via de comunicação, seja capaz de analisando essas coordenadas, detetar automaticamente comportamentos perigosos do seu condutor alertando-o para o fato (estes comportamentos poderão estar relacionados por exemplo com uma situação de cansaço).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O plano de trabalhos para o primeiro semestre inclui:
- Estudo sobre o estado da arte das várias aplicações existentes de captação e processamento de coordenadas GPS (70%).
- Definição de vários casos de teste (englobando a definição dos vários tipos de condução) para futuro processamento (15%).
- Escrita do relatório intermédio (15%).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O plano de trabalhos para o segundo semestre inclui:
- Captação e armazenamento de dados caraterizadores dos vários casos de teste definidos no 1ºsemestre, com vista à constituíção da base de conhecimento a ser utilizada neste projeto (10%).
- Criação do aplicativo móvel com vista à classificação dos dados previamente recolhidos. Esta etapa inclui o desenvolvimento de uma ferramenta que, utilizando um conjunto bem fundamentado de algoritmos de classificação consiga de forma eficaz, classificar a condução efetuada pelo condutor. Deverá também ser realizado um estudo comparativo de desempenho entre os diferentes algoritmos utilizados. Por fim o aplicativo deverá ser capaz de gerar alertas para o condutor.(70%).
- Escrita do relatório de estágio (20%).

Condições

Este estágio será englobado num projeto Europeu com vários parceiros entre eles a BMW

Orientador

Pedro Abreu
pha@dei.uc.pt 📩