Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 03:16:56 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Estudo e Aprendizagem de Comportamentos de Utilizadores de Redes Sociais em Ambientes Móveis

Área Tecnológica

Inteligência Artificial

Local do Estágio

DEI - Laboratório de Inteligência Artificial

Enquadramento

Cada vez mais os dispositivos móveis fazem parte da vida de qualquer pessoa, sendo utilizados em contextos díspares e com fins distintos. Para além desta tendência para a utilização "anywhere and anytime" destes dispositivos, a tendência para o aumento das capacidades dos equipamentos, bem como o aparecimento de novas gamas de equipamentos (tablets por exemplo) deixam margem de manobra para a utilização de abordagens de computação mais intensivas. Adicionalmente, a utilização destes equipamentos móveis para interacção em redes sociais é cada vez maior. Esta nova forma de utilização dos dispositivos móveis vem trazer novos desafios em termos tecnológicos, grande parte deles em torno do comportamento do utilizador.
Neste âmbito, a utilização de técnicas e algoritmos de Aprendizagem Computacional apresenta-se com uma abordagem particularmente válida e adequada para a compreensão do comportamento do utilizador. Nomeadamente com o intuito de explorar a variação do comportamento deste (consoante o contexto) e até a sua predisposição para interagir/explorar/consumir, a utilização de algoritmos evolutivos e de inspiração genética (capazes de evoluir mediante o seu sucesso - selecção natural) promete ser particularmente eficaz.

Objetivo

O problema que se pretende endereçar é a necessidade de perceber as motivações, variações e predisposição dos utilizadores para diferentes tipos de interacção em dispositivos móveis, com particular ênfase na utilização de redes sociais. Estudos mostram que o utilizador comum usa cada vez mais o telemóvel para a participação em redes sociais, isto apresenta uma oportunidade para as operadores de comunicações para estudarem este tipo de utilização de forma a poderem optimizar, em termos de negócio, a experiência do utilizador e o targeting de campanhas.
Pretende-se não só conseguir responder a questões concretas como "qual a melhor altura para contactar o utilizador com a campanha X" ou "qual a predisposição do utilizador para falar com um operador de telemarketing/assistir um clip publicitário no seu dispositivo" mas também obter conhecimento novo sobre padrões de consumo e de utilização no contexto das redes sociais em dispositivos pessoais e móveis (dado que a utilização de algoritmos genéticos é particularmente adequada a problemas aos quais as possíveis respostas não são conhecidas a priori).
Assim, o objectivo principal deste projecto será o estudo e aprendizagem do comportamento do utilizador de equipamentos móveis em redes sociais recorrendo a técnicas de Aprendizagem Computacional. Mais concretamente pretende-se explorar a utilização de algoritmos adaptativos e de inspiração biológica, dado que estes tipicamente se coadunam com cenários onde não existe certeza em relação à melhor abordagem de classificação e onde existe espaço para optimização/evolução.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Estudo Bibliográfico [Set - Out]
- Processamento de Linguagem Natural
- Análise de Redes Sociais
- Estudo das Tecnologias Móveis
- Estudo da Plataforma da PT Inovação [Nov]
- Análise e Especificação [Dez - Jan]
- Definição dos Casos de Uso
- Análise de Requisitos
- Definição da Arquitectura
- Design e Especificação
- Escrita da Proposta de Tese [Dez - Fev]

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Implementação do protótipo [Mar - Jun]
- Testes e experimentação do protótipo [Jun - Jul]
- Testes Funcionais
- Avaliação Manual
- Avaliação de Triplos
- Elaboração da dissertação [Jun - Jul]
- Escrita de artigo científico [Jul]

Condições

Este estágio é desenvolvido em colaboração com a PT Inovação e tem uma bolsa de inicio à investigação.

Orientador

Paulo Gomes
pgomes@dei.uc.pt 📩