Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 00:38:25 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

csEMS Mobile

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

Sobre a iTGROW A.C.E.

A iTGROW é um centro de qualificação informática de excelência, atraindo, seleccionando, formando e preparando para a vida profissional, jovens licenciados, mediante um programa de formação e treino de competências on-the-job . Trata-se de A.C.E. participado pela Critical Software e BPI, e cuja missão passa por desenvolver talento em jovens que pretendam seguir uma carreira em engenharia informática, através da sua exposição às melhores práticas e envolvimento em projectos exigentes, no domínio da engenharia de software. A iTGROW tem sede em Coimbra e um centro de desenvolvimento de competências na Maia.

Proposta de Valor iTGROW

Complementa a Formação académica através de um treino on-the-job nas melhores práticas de Engenharia de Software.

Acompanha de perto a entrada dos seus colaboradores no mundo do trabalho, com tutores dedicados intensificam a evolução das suas equipas.

Envolvimento em projectos reais e ambiciosos propostos pelo Banco BPI e pela Critical Software S.A.

Sumário

A operação e manutenção de parques de energia renovável é uma tarefa complexa e crítica para o sucesso das empresas que operam nesta área, beneficiando largamente da utilização de sistemas de informação que suportem este trabalho. Grande parte destas tarefas é realizada em localizações remotas por técnicos especializados, que têm necessidade de aceder a informação descritiva dos trabalhos a realizar e introdução de informação acerca do seu progresso.
O acesso a informação fornecida por um sistema de informação nestes locais remotos é em muitos casos extremamente complicada, ou mesmo impossível, sendo necessário recorrer a suportes não digitais para transporte e registo da informação, assim como a respectiva introdução da informação no sistema à posteriori.
Actualmente, recorrendo a tecnologias móveis, como smartphones e tablets, é possível ultrapassar estes problemas, permitindo uma maior eficiência e eficácia nestas tarefas de operação e manutenção.
Pretende-se com este projeto de estágio fazer os desenvolvimentos necessários para dotar um sistema de operação e manutenção de parques de energia já existente, de capacidades de funcionamento em dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Objetivo

Objetivos do Projeto de Estágio

O estagiário será integrado na equipa de desenvolvimento da iTGROW e terá como objetivo a prototipagem, especificação, implementação e validação das funcionalidades indicadas.

Pretende-se que o estagiário especifique as soluções a desenvolver, incluindo a análise das aplicações e serviços existentes, efectue a prototipagem necessária e efetue a validação do que foi implementado.

O estagiário vai estar integrado numa equipa de desenvolvimento, sendo capaz de fazer a integração entre as soluções que vai desenvolver e as aplicações existentes atualmente na Critical Software e nas restantes filiais do grupo.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

As principais atividades a desenvolver no âmbito do estágio são:

▪ T1: Análise dos sistemas e processos existentes e definição do âmbito do sistema a desenvolver;
▪ T2: Análise de requisitos e especificação das funcionalidades a desenvolver acompanhada da prototipagem que se revelar necessária. Esta especificação e análise terão o apoio de elementos da equipa da Critical Software. Durante esta fase o estagiário deverá produzir um relatório técnico preliminar sobre o seu trabalho;

KO = Kick-off
W = Semana

Tarefa T1 terminada (KO+8W)
Tarefa T2 terminada (KO+16W)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Continuação das Actividades

▪ T3: Codificação dos módulos especificados. A codificação será acompanhada de atividades de verificação (e.g. inspeções de código) a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software, bem como de testes unitários realizados pelo estagiário;
▪ T4: Definição, especificação e execução de testes de integração e de sistema seguida da correção dos defeitos encontrados;
▪ T5: Produção do relatório de estágio intermédio e final.

KO = Kick-off
W = Semana

Tarefa T3 terminada (KO+24W)
Tarefa T4 terminada (KO+32W)
Tarefa T5 terminada(KO+36W)

Condições

Bolsa de Estágio

O presente estágio prevê a atribuição de uma bolsa de estágio mensal fornecida pela itGrow (componente fixa). Os estagiários que permaneçam na empresa após esse período terão ainda acesso a uma componente de remuneração variável atribuída em função do seu desempenho

Observações

Perfil do Estagiário

A iTGROW procura um estagiário com formação base de engenharia informática.

O candidato com o perfil certo deve demonstrar entusiasmo e paixão pela área de Tecnologias de Informação, deve ter uma boa capacidade organização e excelentes capacidades de comunicação, documentação e trabalho em equipa.

Confidencialidade

A informação transmitida pela iTGROW no âmbito do projeto de estágio, incluindo documentos técnicos ou de gestão, diagramas, código ou outra informação relevante deve ser tratada com a máxima confidencialidade. O candidato a quem for atribuído o projeto de estágio deve assinar um acordo de obrigação de confidencialidade (NDA, Non Disclosure Agreement).

Orientador

Dinis Manuel Alves da Mota Correia Paes
dinis.m.paes@criticalsoftware.com 📩