Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-28 23:39:04 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Interoperable Telecommunications ITIL-compliant Services Management System (InTeligent)

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

PTC

Enquadramento

O sector dos serviços abrange a maior parte das actividades económicas mundiais, contudo é a parte menos estudada da economia. Na maioria dos países da OCDE, os serviços representam mais de 70 por cento do produto interno bruto. Compreender como podem ser criados novos modelos de negócio com base no cruzamento de serviços e tecnologia torna-se cada vez mais crítico para sociedades modernas.
Um dos modelos de negócio mais discutidos entre gestores envolve a existência de marketplaces de serviços que possam servir de intermediário entre consumidores e fornecedores de serviços.
A existência de marketplaces leva-nos inevitavelmente para a necessidade de desenvolver linguagens para especificar quais os serviços disponíveis e quais os serviços desejados pelos consumidores. A Unified Service Description Language (USDL1,2,3) veio satisfazer essa necessidade. Esta linguagem foi criada tendo em consideração que a representação dos aspectos operacionais e de negócio, tais como objectivos de negócio, preço, qualidade de serviço e aspectos legais, beneficiaria os utilizadores na tarefa de pesquisa e compreensão do valor de negócio de um serviço Web de negócio. A USDL representa, portanto, uma visão mais completa do que a descrição de serviços com Web Services Description Language (WSDL4) que apenas representa os aspectos técnicos de interface dos serviços.
Por outro lado, a biblioteca ITIL5 constitui a abordagem mais aceite internacionalmente (e.g., pelo TM-Forum6) à gestão de serviços de IT e oferece um conjunto de melhores práticas nessa área resultantes de anos de experiência tanto no sector privado como no público. A necessidade de desenvolver ferramentas e especificações interoperáveis parasuportarem os processos definidos no ITIL tem gerado um grande interesse pela indústria e constitui o cruzamento de duas áreas de investigação importantes: IT management e Computer Science. Normalmente, os serviços do ITIL resultantes da etapa de Service Design não incluem os detalhes de especificação de um serviço contemplados pelo USDL. Acresce ainda que a especificação dos serviços e processos ITIL não segue necessariamente nenhuma linguagem standard o que conduz à dificuldade de deployment de conjugações, ou mash-ups, de diferentes processos com reificações incompatíveis entre si. Estas operações de mash-up acabam por traduzir-se em customizações e parametrizações particulares com elevados custos. O desenvolvimento de uma camada de abstracção que identifique os elementos essenciais para a automatização do deployment de serviços permitirá a sua interoperação entre plataformas. Este caminho de investigação também está a ser seguido por Cloud Providers relevantes como a Google, a IBM e a Cisco com a introdução da especificação TOSCA pelo OASIS.
Dada a grande dimensão da gama de serviços sistematizados pelo ITIL, é necessário reduzir a abrangência dos serviços que serão alvo deste estágio focando apenas um subconjunto. Indo ao encontro dos objectivos dos parceiros da SAPO7, este estágio incidirá então sobre serviços do ramo Telecomunicações que sejam conforme o ITIL.
A iniciativa ITIL, bem como as linguagens USDL e WSDL proporcionarão o enquadramento tecnológico para este estágio.

[1] Jorge Cardoso, Matthias Winkler, and Konrad Voigt. A service description language for the internet of services. In First International Symposium on Services Science (ISSS’09), Leipzig, Germany, 2009
http://eden.dei.uc.pt/~jcardoso/Research/Papers/ISSS-2009-Serv-Desc-Lang-for-the-IoS.pdf

[2] Jorge Cardoso, Alistair Barros, Norman May, and Uwe Kylau. Towards a unified service description language for the internet of services: Requirements and first developments. In IEEE International Conference on Services Computing, Florida, USA, 2010. IEEE Computer Society Press,
http://eden.dei.uc.pt/~jcardoso/Research/Papers/IEEE-SCC-2010-USDL.pdf

[3] What is USDL and why do we need it, http://www.internet-of-services.com/index.php?id=288&L=0

[4] http://www.w3.org/TR/wsdl

[5] http://people.kmi.open.ac.uk/carlos/research/linked-services

[6] http://www.itil-officialsite.com/

[7] http://www.omg.org/spec/BPMN/2.0/

Objetivo

Os objectivos deste trabalho consistem em definir interfaces para processos de Telecomunicações ITIL-compliant representados usando o USDL e/ou WSDL. Este trabalho permitirá o desenvolvimento de descrições detalhadas de IT services interoperáveis da indústria das telecomunicações; desenvolver uma ferramenta que permita a gestão de serviços seguindo os princípios descritos pelo ITIL, nomeadamente permitindo obter uma descrição declarativa em *-USDL de serviços do ITIL; e construir um conjunto de Use Cases que demonstrem de que forma novos modelos de negócio podem ser desenvolvidos em torno destes desenvolvimentos. A ferramenta a desenvolver deverá permitir a gestão de serviços representados com o *-USDL e permitir a sua visualização no service pipeline e service catalogue.
Os resultados serão integrados num projecto complementar (denominado de SUnSET: On the suitability of USDL for service description-A case study of a telecom operator) que visa descrever serviços de um operador de telecomunicações e que também visa desenvolver um repositório para serviços.
O valor acrescentado final deste estágio estará na possibilidade de fornecer uma camada descritiva orientada a serviços aos processos ITIL e permitir o seu fácil deployment em várias plataformas usando um paradigma “Plug-and-Process”.
Dado o carácter inovador do projecto, espera-se que um dos resultados seja um artigo científico que será uma síntese do trabalho descrito na tese de mestrado.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Análise do problema e leitura das documentações relevantes de ITIL, USDL, WSDL [Setembro 2012]
- Análise do estado da arte, identificando possíveis integrações com frameworks/APIs [Outubro 2012]
- Definição de objectivos intercalares e respectivos deadlines [Outubro 2012]
- Identificação de serviços e processos chave que sejam ITIL compliant a considerar durante o trabalho [Novembro 2012]
- Desenho da arquitectura conceptual da aplicação [Novembro 2012]
- Especificação em USDL de um dos serviços chave ITIL
- Versão preliminar de um dos serviços e respectivas interfaces [Novembro 2012]
- Escrita de relatório intermédio [Dezembro 2012]

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Reflexão sobre a avaliação intermédia; integração das alterações sugeridas pelo júri
[Janeiro 2013]
- Definição das estratégias de gestão do portfólio de serviços IT especificados pelo ITIL
[Fevereiro 2013]
- Desenvolvimento das interfaces dos restantes serviços ITIL identificados [Março 2013]
- Desenvolvimento da ferramenta de gestão de serviços ITIL [Março - Abril 2013]
- Implementação das estratégias de gestão do portfólio usando *-USDL [Abril - Maio 2013]
- Integração e testes dos componentes da aplicação global [Março - Junho 2013]
- Escrita de Relatório Final [Fevereiro - Junho 2013]

Condições

O local de trabalho do estágio será o DEI-FCT-UC usando o aluno o seu própio laptop pessoal. Uma vez que o trabalho deste estágio está conceptualmente relacionado com algumas das propostas de projecto que foram recentemente submetidas à FCT-MCTES por membros do DEI, se algumas destas vierem a ser aprovadas, é possível que parte das verbas desses projecto possa vir a ser utilizada para financiar o aluno.

Observações

Sem observações.

Orientador

Antonio Cruz
antonio.j.cruz@telecom.pt 📩