Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 03:41:10 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Suporte OMA-DM em dispositivos Android

Área Tecnológica

Comunicação Telemática

Local do Estágio

Departamento de Engenharia Informática (Laboratório de Comunicações e Telemática)

Enquadramento

Os operadores de telecomunicações têm vindo a desenvolver ofertas de produtos e serviços cada vez mais complexos, e envolvendo um ambiente tecnológico cada vez mais heterogéneo. Novas ofertas como o triple-play, pressupõem a entrega dos serviços dentro da casa do cliente, e usando ambientes que não são neste momento completamente controlados pelo operados. Nas ofertas convergentes estas questões assumem uma dimensão ainda maior, onde se acrescenta a necessidade de controlar também dispositivos móveis, onde os processos de normalização de interfaces de gestão estão ainda menos evoluídos.
Para um operador convergente, possuir uma solução de gestão dos elementos terminais da sua rede, que lhe dê os meios necessários para aprovisionar serviços nesses equipamentos, monitorar a sua performance e recolher alarmística é uma opção estratégica vital. Ainda mais interessante seria se esse sistema permitisse, de forma transparente para o operador, ou para sistemas de suporte às operações, tratar tanto elementos de rede fixa, como terminais móveis.

Enquanto que no que diz respeito aos routers e outros dispositivos domésticos, existe já um protocolo de gestão amplamente aceite (o TR-069, do Broadband Forum) e alguma oferta interessante de soluções de gestão deste domínio em particular, no âmbito da gestão de terminais móveis ainda não surgiu nenhuma opção suficientemente abrangente. Ainda mais difícil é encontrar no mercado soluções de gestão de dispositivos verdadeiramente convergentes.

Neste momento, as soluções habituais são centradas no domínio fixo, ou no domínio móvel, e muitas vezes completamente construídas sobre as especificidades de um protocolo de gestão em particular. No domínio dos terminais móveis o estado da arte é ainda um pouco mais complexo, porque existem vários protocolos proprietários, e os protocolos standard, como os OMA (Open Mobile Aliance), são ainda pouco suportados. Por outro lado estamos a assistir a uma convergência dos terminais móveis em quatro sistemas operativos (Symbian, Apple, Android e Windows) que pode proporcionar oportunidades para algumas soluções proprietárias.

Objetivo

A solução a desenvolver deve enquadrar-se na plataforma de gestão NOSSIS da PT Inovação, em especial ao nível da camada de mediação (designada por Network Activator), e deve ser um seguimento do trabalho realizado nos projetos S3P e Virtuoso. A capacidade de gestão de equipamentos TR-069 já desenvolvida durante esses projetos deve ser alargada e generalizada a outros tipos de terminais, nomeadamente a terminais da rede móvel.

Os resultados obtidos deverão ser testados através da realização de um piloto de provisão de serviços em equipamentos com sistema operativo Android e em equipamentos com suporte ao protocolo de gestão OMA-DM.

Para este trabalho, o estagiário deverá enquadrar-se na equipa de projeto já existente, familiarizando-se com o trabalho já feito no decurso dos primeiros meses do projeto e com o estado da arte nesta área.

Posteriormente, o estagiário deverá participar na concepção e desenvolvimento do agente OMA-DM, uma tarefa que será liderada pela Universidade de Coimbra. Estão assim previstos os seguintes objectivos:
- Ambientação com projeto e com estado da arte na temática das tecnologias de gestão do Broadband Forum e da Open Mobile Aliance.
- Proposta de arquitetura para o agente OMA-DM.
- Desenvolvimento de módulos específicos (a selecionar) da arquitetura proposta.
- Validação dos componentes desenvolvidos e da plataforma proposta.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Familiarização com o tema do trabalho, com o projeto e com o estado da arte (7 semanas).
- Escrita da primeira versão da arquitetura do agente e respetivos interfaces (3 semanas).
- Discussão e refinamento da arquitetura (3 semanas).
- Documentação e Escrita do Relatório Intermédio de Estágio (2 semanas).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Desenvolvimento e integração do agente OMA-DM (9 semanas)
- Validação dos módulos desenvolvidos (3 semanas).
- Documentação final e Escrita do Relatório/Dissertação (3 semanas).

Condições

A capacidade de trabalho em equipa será essencial, assim com a autonomia e capacidade de interpretar documentação técnica.

Observações

Existe a possibilidade de remunerar o estagiário com uma Bolsa de Investigação, com valores e condições a definir em função do perfil e da disponibilidade do candidato.

Orientador

Paulo Alexandre Ferreira Simões
psimoes@dei.uc.pt 📩