Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-28 20:12:17 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Plataforma de gestão de projectos de análise de segurança de software – interacção IDEs

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Dognædis, Coimbra

Enquadramento

A análise estática de código fonte é uma das abordagens mais utilizadas em segurança de software. Analisando os fluxos de execução possíveis, garante-se um âmbito de analise completo, com baixa taxa de falsos positivos, algo bastante relevante na área de segurança.

Objetivo

O presente estágio tem como objectivo primordial a construção de uma plataforma para gestão de projectos de análise de segurança de software, garantida por um software já existente. A referida plataforma deverá ser capaz de produzir e gerir vários tipos de relatórios das diversas verificações efectuadas, possibilitando interacções com IDEs de programação, repositórios de código e navegador de código fonte, de forma a criar ligações entre os resultados e o código analisado. O presente estágio é focado primordialmente no módulo de interacção com softwares IDEs de programação e nas interfaces gráficas dele resultantes.
Será desenvolvida em PHP, HTML, JavaScript, suportada pelo sistema de gestão de base de dados MySQL. Serão utilizadas bibliotecas externas, contudo estas terão que ser personalizadas de forma a satisfazerem os objectivos da plataforma.
Todo o desenvolvimento do software seguirá uma metodologia de desenvolvimento de software seguro, incluindo uma carga de testes intensiva.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Levantamento de requisitos [ 1 semanas]
- Estudo de interfaces e tecnologias de integração [3 semanas]
- Especificação de Arquitectura [ 2 semanas]
- Definição de maquetas das interfaces gráficas [2 semanas]
- Escrita do relatório intermédio e documentação interna [7 semanas]

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Implementação da solução desenha [7 semanas]
- Carga de testes [1 semanas]
- Escrita do Relatório Final [ 4 semanas]

Condições

Remuneração mensal segundo os valores estipulados na tabela FCT para Bolsas de Investigação – Licenciado no valor de 745€
Os candidatos deverão ter experiência com HTML, Javascript, PHP e MySQL, assim como uma pré-disposição para desenvolver software seguro.

Observações

Todos os bolseiros terão direito a participar no eventos / palestras / conferências / workshops em que a Dognædis participe.

Orientador

Hugo Miguel da Palma Trovão
hr@dognaedis.com 📩