Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-28 20:35:30 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Plataforma de gestão de projectos de análise de segurança de software

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Dognædis, Coimbra

Enquadramento

A análise estática de código fonte é uma das abordagens mais utilizadas em segurança de software. Analisando os fluxos de execução possíveis, garante-se um âmbito de analise completo, com baixa taxa de falsos positivos, algo bastante relevante na área de segurança.

Objetivo

O presente estágio tem como objectivo primordial a construção de uma plataforma para gestão de projectos de análise de segurança de software, garantida por um software já existente. A referida plataforma deverá ser capaz de produzir e gerir vários tipos de relatórios das diversas verificações efectuadas, possibilitando interacções com IDEs de programação, repositórios de código e navegador de código fonte, de forma a criar ligações entre os resultados e o código analisado. O presente estágio é focado primordialmente nos componentes base da plataforma, nomeadamente a gestão de utilizadores, interacção com o sistema de gestão de base de dados e gestão documental.
Será desenvolvida em PHP, HTML, JavaScript, suportada pelo sistema de gestão de base de dados MySQL. Serão utilizadas bibliotecas externas, contudo estas terão que ser personalizadas de forma a satisfazerem os objectivos da plataforma.
Todo o desenvolvimento do software seguirá uma metodologia de desenvolvimento de software seguro, incluindo uma carga de testes intensiva.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Levantamento de requisitos [ 1 semanas]
- Estudo de interfaces e tecnologias de integração [3 semanas]
- Especificação de Arquitectura [ 2 semanas]
- Definição de maquetas das interfaces gráficas [2 semanas]
- Escrita do relatório intermédio e documentação interna [7 semanas]

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Implementação da solução desenha [7 semanas]
- Carga de testes [1 semanas]
- Escrita do Relatório Final [ 4 semanas]

Condições

Remuneração mensal segundo os valores estipulados na tabela FCT para Bolsas de Investigação – Licenciado no valor de 745€
Os candidatos deverão ter experiência com HTML, Javascript, PHP e MySQL, assim como uma pré-disposição para desenvolver software seguro.

Observações

Todos os bolseiros terão direito a participar no eventos / palestras / conferências / workshops em que a Dognædis participe.

Orientador

Hugo Miguel da Palma Trovão
hr@dognaedis.com 📩