Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 02:00:11 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Classificação de perfis de utilizadores em transportes públicos - Busca

Área Tecnológica

Sistemas Móvies e Ubíquos

Local do Estágio

FCTUC

Enquadramento

O projecto TICE.MOBILIDADE tem como objectivo encontrar novas soluções para o transporte urbano, mais eficientes e abrangentes, através do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) que permitam integrar as várias soluções disponíveis, de uma forma ecológica, energeticamente eficiente e com mais qualidade para o utente, em coordenação e cooperação com outras iniciativas nacionais. Este é um projecto de I&D que envolve 29 parceiros entre empresas, instituições de investigação e institutos de transferência de tecnologia e tem um orçamento aprovado a 3 anos no valor de 6M€. O Projecto pretende implementar uma plataforma para Sistemas de Mobilidade Centrados no Utilizador. Um dos serviços a implementar será consequência da investigação desenvolvida no projecto BUSCA (PPS 5 do Tice.Mobilidade), em colaboração com o IPN-Lis, Centro de Computação gráfica, AMI e Universidade do Minho. Mais concretamente, o aluno trabalhará integrado com a equipa de desenvolvimento da FCTUC na especificação de dados, escolha de modelos e implementação para classificação de perfis de utilizadores em transportes públicos

Objetivo

Classificação de perfis de utilizadores em transportes públicos
Actualmente assistimos a uma vulgarização da existência painéis digitais de informação a bordo de sistemas de transportes públicos ou privados. Este tipo de sistemas tem como principal função apresentar ao utilizador informação sobre os mais variados temas (estado do tempo, publicidade, etc.). Na quase totalidade dos casos, no processo de escolha da informação a apresentar não é tido em conta o contexto actual nem o perfil do público-alvo. Deste modo, apresenta-se aos utilizadores informação completamente irrelevante e descontextualizada, logo, pouco atrativa.
Neste contexto, os principais objectivos deste trabalho são o estudo e implementação de um sistema de caracterização de perfis de utilizadores frequentes em termos temporais.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Planeamento (16 Horas/semana):
- Até 15 de Outubro – Relatório com o estado da arte
- Até 15 de Novembro - Ambientação com o contexto específico do projecto relatório da análise das arquitecturas existentes.
- 20 de Dezembro – Escolha e documentação da especificação do modelo escolhido e correspondentes dados necessários.
- Janeiro - Relatório intermédio / escrita da proposta de dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Planemamento (40 Horas/semana):
- Até 20 de Março – Implementação e documentação do sistema.
- Até 30 de Maio - Testes e melhoramento ao sistema.
- Até 30 de Junho – Escrita e entrega da dissertação

Condições

Boas capacidades de programação (Java, C, C++, Python, ...), gosto pela extração de informação para recolha de padrões e pela análise de dados. Conhecimentos básicos de Estatística.

Observações

Este estágio pode ser remunerado. Remuneração sujeita a concurso de bolsa de investigação de acordo com as normas da FCT.

Orientador

Prof. Amilcar Cardoso
amilcar@dei.uc.pt 📩